quarta-feira, 17 de junho de 2020

Concertos e dj set no Oeiras Ignição Gerador


O festival online Oeiras Ignição Gerador junta de 18 a 20 de Junho mais de 40 autores para o debate sobre o futuro da cultura após o início da pandemia. Para além das conversas, masterclasses e apresentações que preenchem o programa do Palco Oeiras, o palco principal, estão ainda programados no Palco Gerador concertos com Luís Severo (18 de Junho) e Benjamim (20 de Junho) e um DJ Set com La FLAMA Blanca (19 de Junho). 

O primeiro músico a subir a palco é Luís Severo, artista que encerra o primeiro dia de programação, a 18 de Junho pelas 20h30, com uma atuação entre o acústico, o eletrónico e a lírica que tão bem o caraterizam. O DJ La Flama Blanca vai atuar no mesmo palco, no dia seguinte, pelas 19h, com um set que promete fazer o público dançar com a sua energia vibrante e sonoridades inesperadas. Já o músico Benjamim tem uma dupla participação no dia 20 de Junho: conduz um masterclass dedicado ao futuro da música independente às 18h00 e sobe ao palco para um concerto às 20h00. 
Os concertos e o dj set vão ser gravados e emitidos em direto a partir do Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Oeiras, sem público presente. 

No cartaz do festival estão ainda confirmados os músicos Capicua, Salvador Sobral, Tó Trips, Mundo Segundo e Selma Uamusse, convidados a contribuir com as suas ideias sobre o futuro da cultura num conjunto de conversas, apresentações e masterclasses. 

Ana Matos Fernandes (Capicua), junta-se a Alexandre Farto (Vhils), Jorge Barreto Xavier e Rui Horta para debater no dia 18 de Junho o estado atual da cultura. Segue-se Salvador Sobral que, com Grada Kilomba, Margarida Pinto Correia e Sérgio Machado Letria, participa no painel “O que mudou no consumo da cultura?”. 

No dia 19 de Junho, os músicos Mundo Segundo (11h30), Tó Trips (15h00) e Selma Uamusse (16h00) sobem ao palco para partilharem em apresentações de 25 minutos os temas que os inquietam.  

Inspirado no ambiente de um festival de verão, o Oeiras Ignição Gerador decorre de 18 a 20 de Junho no site do Gerador (www.gerador.eu). O programa desdobra-se em oito espaços diferentes, dois palcos principais e um conjunto de outros 6 onde será possível pedir uma cerveja Musa, encomendar comida para casa, conhecer outros festivaleiros em salas de encontros temáticos, privar no backstage com alguns dos cabeças de cartaz e até ir à casa de banho para encontrar obras artísticas numa curadoria da revista FoME. 

Esta iniciativa é uma ideia do Gerador com o alto patrocínio do município de Oeiras, cidade candidata à Capital Europeia da Cultura em 2027. No primeiro dia serão apresentados os resultados da segunda edição do Barómetro Gerador Qmetrics, o estudo que avalia a opinião dos portugueses sobre a cultura e que já reflete o impacto do covid-19 na sociedade. 

Os bilhetes já estão à venda no site do Gerador com um desconto especial de 70% para Sócios Gerador e residentes do concelho de Oeiras.