sexta-feira, 26 de junho de 2020

"O livro mágico do avô João", de Hugo Rodrigues



O livro mágico do avô João é o primeiro volume de uma colecção que nos transporta para a magia que habita nas casas de todos os avós.

A Porto Editora fez chegar às livrarias "O livro mágico do avô João", do pediatra Hugo Rodrigues.

Conhecido pelo contacto próximo que mantém com todos os seus pacientes e respectivos pais, através do site Pediatria para Todos, e pelos livros de pediatria editados, Hugo Rodrigues aventura-se agora nos livros infantis e conta-nos histórias destinadas a crianças a partir dos 5 anos.

O ambiente destas histórias não podia ser mais familiar e acolhedor: um almoço semanal em casa dos avós, com os primos. Nestes dias, o avô João conta uma história especial, que se transforma num momento de partilha e de aprendizagem para todos. É que, como por magia, as suas histórias referem assuntos muito familiares e, por vezes, sensíveis para as crianças – problemas físicos, comportamentais, fisiológicos, etc. Neste primeiro volume, os temas abordados são o nascimento de um irmão, o xixi na cama, as dificuldades na alimentação e a recusa em dormir sozinho.


Sinopse
O universo das histórias infantis preenche as minhas memórias, enquanto criança e também enquanto pai. Entendo que são momentos especiais, de partilha de experiências inesquecíveis, que nos fazem viajar para outros "mundos" à distância de uma palavra apenas.
Enquanto pediatra, considero também que faz sentido que se aproveitem as histórias para estimular a curiosidade e a imaginação das crianças, ao se sentirem naturalmente transportadas para dentro do livro.
Com esse propósito em mente, no ambiente familiar da casa dos avós há sempre lugar ao momento mágico, em que o avô João conta uma história que, apesar de "inocente", tem um fundo de verdade e um ensinamento para os netos e para todos as crianças que lerem este livro.
No primeiro volume, os temas abordados são o nascimento de um irmão, o xixi na cama, as dificuldades na alimentação e a recusa em dormir sozinho.
Acompanhem as aventuras do Diogo, do Gonçalo, da Inês e da Margarida e deixem-se encantar pelo livro mágico do avô João!
Porque a vida é feita de histórias...