quarta-feira, 17 de junho de 2020

Sabe como surgem e desaparecem os fenómenos virais?


As Leis do Contágio, o livro do epidemiologista inglês Adam Kucharski que analisa a forma como uma doença, um comportamento ou uma ideia se propagam.

De repente, um vírus mortal explode numa população. Um movimento político ganha ritmo e rapidamente desaparece. Um tweet lança uma controvérsia inesperada. Uma ideia inflama-se, mudando as nossas vidas para sempre. Em As Leis do Contágio, o especialista em epidemiologia da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres vai mais longe e, para além de nos apresentar os padrões matemáticos de uma doença infeciosa como aquela que assola atualmente a Humanidade, descreve ainda o fenómeno do contágio em geral – seja de uma doença, de um comportamento ou de uma ideia – chamando a atenção para os aspetos biológicos e sociais desse processo.

As nossas existências interligadas são moldadas por surtos de doenças, de desinformação e até de violência, que surgem, se espalham e se desvanecem a uma velocidade espantosa. Para os compreender, precisamos de perceber os padrões e as leis ocultas que os governam. Dos «superdisseminadores» — os que podem desencadear uma pandemia, derrubar um sistema financeiro ou vender uma ideia — à dinâmica social que faz da solidão um sentimento popular, Adam Kucharski oferece-nos revelações curiosas sobre o comportamento humano, sobre o porquê das coisas, indicando-nos assim como podemos melhorar a nossa previsão e reação a fenómenos de contágio em qualquer esfera das nossas vidas.