terça-feira, 23 de junho de 2020

Canon revela as grandes tendências de fotografia para este Verão


O Verão está aí, o bom tempo quer chegar e a vontade de fotografar é sempre muita! Assim, a Canon não poderia deixar de aproveitar este momento para partilhar as duas grandes tendências de fotografia que vão marcar esta estação em 2020: a fotografia simétrica e as cores vibrantes. 

O Verão começou este fim de semana e é a época adequada para explorarmos a natureza que nos rodeia a partir de uma nova perspetiva – uma forma criativa de o fazer é encontrar, no mundo natural, estruturas e padrões como a simetria: uma tendência fotográfica que, de resto, temos visto ressurgir durante o último ano. 

A fotografia simétrica explora a atração humana pela geometria e a chegada do verão é perfeita para encontrar composições naturais simétricas, como por exemplo o reflexo de um belo pôr do sol num lago. As câmaras fotográficas recentes tornam mais fácil captar este tipo de imagens, por exemplo utilizando agrelha no ecrã como guia para conseguir linhas claras e composições interessantes; no entanto, o importante é mesmo estar atento ao momento perfeito e captar várias imagens,com diferenças subtis no ângulo, para criar a fotografia simétrica perfeita. 
    
O Verão é, também, a época das cores mais alegres e as tendências de fotografia devem, naturalmente, refleti-lo; este ano, também na especial tentativa de esquecer os meses mais tristes, em que estivemos limitados às paredes de nossa casa. Com a utilização cada vez maior das redes sociais no período de confinamento, utilizar imagens coloridas e vívidas será, também, uma boa forma de destacarmos o nosso feed dos demais. Este Verão devemos, portanto, apostar em fotografias impactantes e imersivas, com cores atrevidas, fugindo das paletes mais tradicionais e arriscando nas que mais chamam a atenção. 

Para captar cores ricas e vibrantes, é necessário considerar um ISO mais baixo, de forma a que a câmara se torne mais sensível à luz, algo fundamental para trazer mais vida às cores. Nas câmaras mais recentes, com sensores de alta qualidade, esta dificuldade será naturalmente ultrapassada.

Também a renderização de cores é um fator importante – se compreender as fontes de luz e o impacto que têm na forma como a câmara percebe as cores, pois assim poderá controlar o equilíbrio de brancos e garantir as tonalidades certas para conseguir aquela imagem perfeita.

Aproveite estas dicas da Canon, dedique-se à fotografia, tire partido do bom tempo e faça deste um Verão memorável!