A CBR1000RR-R Fireblade SP nasceu em 2020 e foi totalmente construída a pensar na competição em circuito. Agora para 2022, o desenvolvimento do seu motor de quatro cilindros em linha, mantendo a potência de pico de 160 kW às 14 500 rpm, centrou-se na aceleração e na tração em curva: as portas de admissão, a caixa do filtro de ar, os funis de admissão e a seção intermédia do escape foram todos revistos para oferecer melhores performances na gama média.
A cremalheira traseira sobe 3 dentes, para 43, para acelerações mais fortes em cada mudança e o desempenho do sistema Quickshifter foi atualizado. O sistema HSTS de controlo variável de tração da Honda foi otimizado – de acordo com o feedback dos pilotos do HRC - e está agora ainda mais refinado na gestão da tração do pneu traseiro e na sensibilidade às ações do condutor sobre o punho do acelerador. O resto do chassis - quadro em alumínio tipo diamante, braço oscilante de estilo RC213V-S, unidade de medição de inércia (IMU) de seis eixos e amortecedor de direção eletrónico Honda (HESD) de 3 níveis - permanece inalterado.
A suspensão completa de competição é composta por unidades Öhlins Smart Electronic Control (S-EC) e interface OBTi, com travagem dianteira e traseira da Brembo. A ciclística e a posição de condução mantiveram um foco sem compromisso nas performances aerodinâmicas e a carenagem possui alhetas oriundas do MotoGP para gerar força descendente. O ecrã a cores permite o controlo intuitivo dos modos de condução e o ajuste dos modos de potência, travão-motor, sistema HSTC, controlo anti-cavalinho, modo de arranque e também do ABS. O sistema Honda Smart Key dá o complemento final a este modelo.