terça-feira, 16 de novembro de 2021

Ken Follett regressa com "Nunca"


A Editorial Presença publica, a 17 de novembro, o tão aguardado novo livro de Ken Follett. "Nunca" é mais do que um thriller: é uma história cheia de ação, que percorre todo o globo e se passa nos nossos dias.

Autor de vários bestsellers mundiais, como Os Pilares da Terra ou a recente prequela Kingsbridge – O amanhecer de uma nova era, Ken Follett é considerado um dos mais importantes autores contemporâneos. Reconhecido pelos seus romances históricos, publicados em mais de 80 países, Nunca marca uma nova fase da carreira do autor, que se volta agora para a atualidade. Com detalhes autênticos e cenários reais, em Nunca acompanhamos a história de uma crise global que pode levar à Terceira Guerra Mundial. A pergunta, que deixa o leitor em suspenso até à última página, é: pode isto realmente acontecer?

Sobre a origem do livro, Ken Follett explica: «Quando estava a fazer a pesquisa para o livro A Queda dos Gigantes, fiquei chocado ao perceber que a Primeira Guerra Mundial foi uma guerra que ninguém queria. Nenhum líder europeu em nenhum dos lados queria que acontecesse. Mas os imperadores e primeiros-ministros, um a um, tomaram decisões – lógicas, decisões moderadas – e cada uma deu um pequeno passo em direção ao maior conflito que o mundo já conheceu. Fiquei a acreditar que foi tudo um trágico acidente. E então questionei-me: poderia voltar a acontecer?».

Sinopse

Um oásis no deserto do Sara, um lago que começa a diminuir. Um drone do Exército americano roubado. Uma ilha japonesa desabitada. O arsenal secreto de armas químicas de um país. São estes os ingredientes da crise mundial que começa a escalar.
«Temos de acabar com isto antes que a situação se descontrole. É assim que têm início as catástrofes, com um pequeno problema que não é tratado.» Quem o diz é Pauline Green, presidente dos Estados Unidos da América.
Mas há quem tente tudo por tudo para evitar o início de uma nova guerra mundial: uma jovem espia; um agente infiltrado entre os jiadistas; um brilhante espião chinês; e a própria Pauline, que está sob o ataque de um candidato populista que a quer derrotar nas próximas eleições.
Povoado de heroínas e vilões, falsos profetas e soldados de elite, políticos cansados e revolucionários oportunistas, esta é uma história que nos transporta para o centro de uma realidade inimaginável. E se isto pudesse mesmo acontecer?

Sobre o Autor

Ken Follett é um dos mais lidos e apreciados autores em todo o mundo, com 178 milhões de exemplares vendidos dos seus 36 títulos. O seu primeiro bestseller foi O Buraco da Agulha, uma história de espiões passada na Segunda Guerra Mundial. Em 1989, é publicado o seu maior êxito até hoje, Os Pilares da Terra, que liderou os tops de vendas em vários países e foi selecionado pelo Oprah Book Club. As sequelas Um Mundo sem Fim e Uma Coluna de Fogo, bem como a prequela Kingsbridge: O Amanhecer de Uma Nova Era, foram também grandes bestsellers mundiais, tendo já ultrapassado a marca de 47 milhões de exemplares vendidos.
Ken Follett vive em Hertfordshire, na Inglaterra, com a mulher, Barbara. Têm cinco filhos, seis netos e dois labradores.