A acessibilidade é uma preocupação transversal a todo o trabalho desenvolvido pelo TBA.
Atualmente, o TBA já é um edifício acessível ao público com mobilidade condicionada. O acesso das pessoas com cadeira de rodas faz-se pela porta principal, através do passeio rebaixado. Esta é uma das novidades desta temporada que permite um acesso autónomo ao edifício.
O TBA tem também à disposição na bilheteira duas brochuras impressas em braille com toda a informação do programa setembro a dezembro de 2021. Basta pedir para consultar as mesmas no balcão de bilheteira.
A acessibilidade faz também parte do espetáculos, existindo sessões com audiodescrição, interpretação em Língua Gestual Portuguesa e com com legendagem para pessoas Surdas e Ensurdecidas. A próxima sessão com LGP será no dia 30 de Outubro às 17h com o espetáculo Sarar, de Sara Goulart. Todas sessões do projecto Exposição de Amantes de Raquel André, que acontece entre 5 e 12 de Novembro dispõem de audiodescrição.
Sarar
Sara Goulart
Esta conferência-performance acontece no Palco da Sala Principal
“Sarar é sobre um lugar de vulnerabilidade onde todos nos podemos encontrar um dia. O corpo produz uma doença e a doença produz um novo corpo. A cura também produz um corpo. De corpo em corpo, não se para para estar doente, o mundo continua a girar. Como se organiza a vida quando a doença nos entra pela porta da frente?”
Sarar é uma conferência-performance sobre a experiência radical do corpo na doença e na cura. Trata o processo em que este se confronta com uma nova realidade, altera o seu modo de estar, se ajusta ao novo ser, reaprende e é reaprendido. Sarar é íntimo e público, privado e coletivo, fala do trauma e do inesperado. Em Sarar, o texto convoca gesto, vídeo, som e luz para explorar os novos estados e tempos do corpo, os discursos sobre a pessoa doente e para descobrir invisibilidades.
30 outubro
sábado 17h
Sessão com interpretação em Língua Gestual Portuguesa
Preço único: 5€
Desconto para pessoas com necessidades específicas: 30% (pessoa acompanhante ou Cuidador beneficiam de um convite complementar. Para solicitar o convite, envie-nos um e-mail para bilheteira@teatrodobairroalto.pt)
Duração 50 min.
A classificar pela CCE
Exposição de Amantes
Raquel André
Este projeto acontece no Palco da Sala Principal
Já reparaste no olhar del_?
Raquel André trabalha por acumulação. Ao longo de sete anos encontrou desconhecid_s em apartamentos desconhecidos, em várias cidades do mundo. Partilhou uma intimidade que registou em fotografia. Colecionou 278 amantes e mais de 7000 imagens. Na Exposição de Amantes, Raquel lança um novo olhar sobre estes documentos visuais, ao mesmo tempo que ressignifica a memória que guarda de cada encontro.
Em colaboração com o cenógrafo e arquiteto José Capela, a exposição performativa propõe-se reativar, dentro de uma casa-labirinto, a vertigem perante o que não conhecemos. Uma visita guiada onde cada espectador_ se perde e se encontra num espaço de intimidade.
5 a 12 novembro (exceto segunda e terça)
semana 17h às 22h
fim de semana 15h às 22h
Sessões para 4 pessoas de 45 em 45 minutos
Todas as sessões dispõem de audiodescrição
Preço único: 5€
Desconto para pessoas com necessidades específicas: 30% (pessoa acompanhante ou Cuidador beneficiam de um convite complementar. Para solicitar o convite, envie-nos um e-mail para bilheteira@teatrodobairroalto.pt)
Duração 30 min.