terça-feira, 20 de outubro de 2020

Novo Dacia Spring Electric

A Dacia mudou a face da indústria automóvel com um inovador modelo económico e com a sua gama de automóveis. Em 2004, o Logan veio democratizar a compra do automóvel “novo”, o Duster abalou por completo o segmento dos SUV, enquanto o Sandero é o líder de vendas de automóveis de passageiros a particulares na Europa.

A Dacia abre todo um novo capítulo na sua história, com a apresentação do seu modelo 100% elétrico. Uma chegada ao efervescente segmento dos citadinos elétricos, anunciada em março de 2020, com a revelação do concept Dacia Spring Electric.

Agora, a Dacia apresenta a versão de produção do Spring Electric, acompanhada de duas variantes, nunca antes vistas, que visam uma mobilidade mais sustentável: uma versão adaptada à partilha de automóvel, para uma mobilidade elétrica partilhada, e uma versão comercial denominada Cargo, que se destina às entregas de último quilómetro (last mile), sem emissões poluentes. 

Como não podia deixar de ser, o Spring Electric é uma verdadeira revolução: será o citadino elétrico mais acessível do mercado e torna a mobilidade elétrica ainda mais abrangente. Com um disruptivo look de SUV, apresenta uma habitabilidade referencial, uma motorização elétrica simples e fiável, como é apanágio da Dacia.

A Dacia adaptou o conceito de mobilidade elétrica à sua filosofia, de oferecer automóveis contemporâneos, que respondam a necessidades essenciais: o Spring Electric é um pequeno automóvel elétrico espaçoso, robusto e proposto a um preço verdadeiramente imbatível.

O início das encomendas do Novo Dacia Spring Electric está previsto para a primavera de 2021, com uma gama e uma oferta comercial simples: bateria já incluída no preço de aquisição e dois níveis de equipamento.




As linhas assertivas estão recheadas de atributos inspirados no universo dos SUV, como o alargamento das cavas das rodas, as barras de tejadilho, as proteções inferiores na dianteira e na traseira, ou a maior altura ao solo (150 mm em vazio), que transmitem uma inegável sensação de robustez. Ainda assim, o Spring Electric é um verdadeiro citadino já que, ao contrário do que as aparências sugerem, as dimensões são contidas: 3,73 metros de comprimento, 1,62 metros de largura (sem retrovisores) e 1,51 metros de altura.  

Apesar das dimensões compactas de citadino de cinco portas, o Spring oferece quatro verdadeiros lugares para adultos. Com uma altura interior generosa e um raio de 100 mm ao nível dos joelhos, os lugares traseiros do Spring acolhem, com facilidade, ocupantes de maior estatura. Os ocupantes dos bancos dianteiros podem tirar partido de 23,1 litros de capacidade em espaços de arrumação, repartidos entre o porta-luvas, as bolsas nas portas e os espaços na consola central. Atrás, os passageiros dispõem de bolsas colocadas nas costas dos bancos dianteiros.

A mala do Spring oferece a maior capacidade de carga do segmento: 300 litros (sem contar com o espaço sob o piso reservado para a roda de reserva, que é opcional). Uma volumetria que é digna do segmento acima. Para aumentar a modularidade e versatilidade, o banco traseiro é rebatível, o que permite aumentar a capacidade para os 600 litros.




O equipamento de série inclui a direção de assistência variável 100% elétrica, o fecho centralizado com comando à distância e os quatro vidros elétricos.
Um écran numérico de 3,5” marca presença entre os mostradores principais e o reconhecimento vocal, através do Google ou da Apple, pode ser ativado, facilmente, através de um comando colocado no volante.
O ar condicionado manual, o sistema multimédia, o comando elétrico dos retrovisores e uma verdadeira roda suplente estão disponíveis como opção.

A motorização 100% elétrica, com 33 kW (equivalentes a cerca de 44 cv), está acoplada a uma bateria de 26,8 kWh de capacidade. Esta tecnologia beneficia de toda a experiência do Grupo Renault. São dez anos de conhecimento acumulado que é único no mundo. O Spring Electric será muito mais económico na utilização do que um congénere com motor de combustão, já que os custos com energia e manutenções são bastante inferiores.

Para uma maior liberdade de ação, o Spring oferece uma alargada escolha de formas de recarga: numa tomada doméstica de 220V, graças ao cabo fornecido de série, numa Wallbox (com o cabo proposto em opção) ou numa ligação DC (em opção).
A duração da carga da bateria de iões de lítio é de: 
Menos de 1 hora para uma carga de 80% numa ligação DC 30 kW
Menos de 5h para uma carga de 100% numa Wallbox de 7,4 kW
Menos de 8h30 para uma carga a 100% numa Wallbox de 3,7 kW
Menos de 14h para uma carga de 100% numa tomada doméstica de 2,3 kW