quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Nova MSX125 Grom – a popular minimoto da Honda


A Honda MSX125 retorna em 2021 com um novo nome – MSX125 Grom – um visual totalmente renovado e um novo motor que destaca a sua natureza fácil de usar, divertida e funcional.

À venda na Europa desde 2013 com a designação de MSX125, esta minimoto de condução ultradivertida da Honda segue uma tradição iniciada nos anos 60 com a Honda Monkey e que teve continuidade graças a outras motos muito apreciadas, tais como a Dax e a Ape, até os dias de hoje. Para 2021, esta nova versão adiciona a palavra "Grom" ao nome usado em todo o mundo (tornando-se assim na "MSX125 Grom"); esta minimoto tem sido um sucesso internacional entre os jovens condutores, acumulando vendas superiores a 750.000 unidades. Sendo um termo usado desde 1960 para descrever os jovens surfistas, "Grom" revelou ser o apelido perfeito para uma minimoto com um espírito divertido e de contracultura.

O novo motor arrefecido a ar debita 7,2 kW e combina elevadas performances no arranque. Com uma utilidade geral apresenta uma nova caixa de 5 velocidades que se revela excelente para as incursões fora da cidade; a este conjunto motor/caixa junta-se um quadro de elevada capacidade de resposta e fácil maneabilidade, equipado com uma forquilha USD de 31 mm, jantes de 12 polegadas e travões de disco à frente e atrás. O sistema ABS funciona através de uma unidade de medição de inércia (IMU). A altura do banco é de apenas 761 mm e o painel de instrumentos, compacto, nítido e de fácil leitura foi agora redesenhado e inclui um conta-rotações e um indicador de mudança engrenada.

A maior alteração para 2021 é o look novo e radical, que oferece uma individualidade peculiar e distinta, graças à inclusão de um elegante farol de LEDs, juntamente com toda uma componente ciclística simplificada; aqui estão incluídos o banco, as coberturas do depósito e os painéis laterais todos supercompactos. A forquilha e as pinças de travão são de cor dourada e, juntamente com o acabamento amarelo da suspensão traseira, são imediatamente atraentes. Os componentes da parte ciclística podem ser trocados e mudados facilmente, o que promove ainda mais as capacidades de adaptabilidade e personalização desta pequena moto da Honda: pequena, mas só no tamanho… a sua atitude é enorme.