quarta-feira, 16 de junho de 2021

O livro Sem Rei, Nem Roque


A partir desta semana nas livrarias o livro "Sem Rei, Nem Roque", de João Palma e Rodrigo de Matos é uma viagem, muitas vezes surpreendente, às origens dos ditados e frases populares que todos usamos diariamente. Magnificamente ilustrado pelo cartoonista Rodrigo de Matos.

Sobre o livro

Todos sabemos que custar os olhos da cara significa um preço extremamente elevado, mas a origem (macabra) desta expressão popular é bem menos conhecida. Também sabemos que dourar a pílula se refere à tentativa de melhorar a aparência de uma situação ou coisa menos boa, mas como nasceu semelhante imagem?

Mais: porque é que, quando se atribui responsabilidades a outros, se diz, eles que são brancos, que se entendam? E, já agora, porque é que, quando se é malsucedido ou não se consegue cumprir determinado objectivo, se usa a imagem dar com os burros na água?

Embarque nesta viagem às origens das expressões populares mais usadas pelos portugueses e conheça estas e outras respostas.

Sobre os Autores

João Palma

Antes de 25 de Abril de 1974, residindo na Dinamarca, escreveu para várias publicações clandestinas. Depois do 25 de Abril, regressando a Portugal, colaborou num jornal regional, o Pódio, até ao seu fecho. Entre 1990 e 2006 foi copy-desk e jornalista do Público. Em simultâneo, também escreveu diversas peças, em especial da área do desporto (atletismo, corridas de estrada), bem como pequenas crónicas e artigos ocasionais. Após a reforma continuou a escrever em regime freelancer para diversas publicações.

Rodrigo de Matos

Cartunista do semanário Expresso, com o qual colabora desde 2006, assinando actualmente a coluna Capital de Risco no caderno "Economia". Em 2018, viu um dos seus cartoons seleccionados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos para ilustrar o 22.º Artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, na comemoração dos 70 anos do documento. Reside em Macau onde colabora com o jornal Ponto Final.