terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Vale a Pena Não Ter Medo


Em Do Pântano Não Se Sai a Nado e Portugal - Desalento e Esperança, Joaquim Silva Pinto centrou-se em episódios e personagens que conheceu de perto. Mantendo o estilo acutilante que lhe é característico, em Vale a Pena Não Ter Medo apresenta um registo mais solto, tendo enveredado pela quase ficção. As personagens são imaginárias, mas fazem lembrar ou cruzam-se com pessoas reais.

Sucedem-se um indiano ardiloso, a política portuguesa nos anos 60, a devoção mariana, uma castiça tertúlia andaluza, o Dia dos Mortos da cultura mexicana e reflexões sobre passado, presente e futuro do nosso País. Ambientes e factos descritos com minúcia, em páginas atravessadas com o sentido de humor a que este autor já nos habituou.

Sobre o Autor

Integrou os governos de Marcelo Caetano dos 33 aos 39 anos, numa preocupação renovadora. Foi próximo de Melo e Castro e Pinto Leite. Em 1975, passou a viver em Madrid, começando como empregado e evoluindo com sucesso nos meios empresarial e associativo. Regressado a Portugal em 1981, colaborou em grandes empresas, que apoiou na área da internacionalização, mas como dirigente associativo, dentro e fora das nossas fronteiras, participou em realizações dedicadas às problemáticas das PME’s e indústrias criativas. 

Docente universitário especializou-se em organização empresarial. Após intervir no MASP, voltou à política activa, durante cinco anos, sendo deputado à AR e líder de bancada na CM de Oeiras. Veio a afastar-se do PS em oposição frontal a Sócrates. Em 2012, pôs voluntariamente termo a lugares de administração, dedicando-se a consultadoria com assumido empenho na valorização do sénior activo, das cidades sustentáveis e do papel das câmaras de comércio bilaterais. Tem presentemente 80 anos.