quarta-feira, 4 de agosto de 2021

HONDA CRF450RX


Em 2017, a Honda introduziu na sua gama de modelos off-road uma nova proposta cross-country pronta para a competição – a CRF450RX. A base sólida formada pelo quadro e pelo motor da CRF450R de 2017 serviu de ponto de partida para este novo modelo – o primeiro modelo de motocross de 450 cm³ totalmente novo da Honda em oito anos – com modificações que incluíam o depósito de combustível de maior capacidade, um roda traseira de 18 polegadas, sistema PGM-FI revisto e alterações nas suspensões.

A CRF450R revelou ser a plataforma perfeita para o desenvolvimento deste conceito e deu à CRF450RX um ADN puro de motocross (MX), ideal para enfrentar qualquer especial de enduro e a confiança e a competência para lidar com os trilhos que se fazem de "punho enrolado", bem como as subidas difíceis e as secções mais técnicas. E, igualmente importante para o piloto, é uma moto de alta qualidade construída com a fiabilidade Honda já há muito reconhecida e que a torna um modelo fácil de usar ao longo dos anos.

O desenvolvimento feito também foi aplicado à própria CRF450R. Para o modelo de 2019, o HRC desenvolveu uma nova cabeça de motor que deu à CRF picos de potência e de binário consideravelmente mais elevados; juntamente com a inclusão do sistema de controlo de arranque HRC, as melhorias incluíram o equilíbrio da rigidez do quadro e do braço oscilante e ainda uma nova pinça de travão dianteira e um guiador Renthal Fatbar com regulação da posição de pilotagem. Agora para o modelo de 2020, tal com na sua irmã de motocross, o sistema HSTC de controlo de binário passou a fazer parte dos sistemas da moto.

Em 2021, a CRF450RX sofreu uma evolução muito completa. O começo é exatamente no mesmo ponto que para a CRF450R – praticamente toda redesenhada pelo HRC com desenvolvimentos retirados diretamente da moto vencedora do campeonato de Motocross de 2019 pilotada por Tim Gajser.

Agora e para 2022 (e depois de outra vitória do campeonato para Gajser), este fantástico modelo off-road da Honda ganha uma nova programação na ECU, bem como atualizações ao nível das suspensões, melhorando ainda mais um pack off-road já muito completo.