Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Super Tornado
William é filho de um famoso meteorologista que perdeu a vida quando investigava, de demasiado perto, uma tempestade. A sua partida deixou-lhe um enorme vazio, que tenta preencher a todo o custo ao interessar-se pelos mesmos assuntos que o progenitor, algo que a mãe tenta desencorajar a todo o custo.
Quando William se apercebe de que um super tornado está prestes a formar-se no horizonte, resolve investigá-lo. É então que Roy Cameron, ex-sócio e melhor amigo do pai, ao dar-se conta de que nada fará o rapaz mudar de ideias, decide ensinar-lhe quão importante é respeitar os tempos e as forças da natureza.
Com actuações de Skeet Ulrich, Anne Heche, Daniel Diemer, Jordan Kristine Seamón e Alec Baldwin, um filme-catástrofe realizado por Herbert James Winterstern, que escreveu o argumento a quatro mãos com Anna Elizabeth James.
Argylle - Espião Secreto
Elly Conway é uma escritora já com vários “best-sellers” no currículo. Introvertida e um pouco misantropa, do que ela realmente gosta é de se isolar em casa na companhia de Alfie, o seu gato, enquanto escreve grandes aventuras de acção e espionagem.
A sua personagem mais emblemática é Argylle, um agente ultra-secreto (e muito bem-parecido) que luta contra o mal e cuja fama e coragem é já celebrada nos quatro cantos do mundo.
Mas a tranquilidade de Elly chega ao fim quando as autoridades descobrem que o enredo dos seus livros replica quase na perfeição uma investigação que têm em mãos e que envolve uma perigosa (e muito real) rede de criminosos.
Uma comédia de acção realizada por Matthew Vaughn ("Kick-Ass", "X-Men: O Início" ou a saga “Kingsman”) e escrita pelo actor e argumentista Jason Fuchs. O elenco inclui Henry Cavill, Bryce Dallas Howard, Sam Rockwell, Bryan Cranston, Catherine O'Hara, Dua Lipa, Ariana DeBose, John Cena e Samuel L. Jackson.
Scarygirl - A Miúda Fantástica
Arkie é uma miúda de 12 anos que usa uma pala num dos olhos, tem pequenas costuras nos lábios e um extraordinário braço tentacular. O seu pai adoptivo é Blister, um polvo amável e protector que é capaz de regenerar a vida, algo particularmente importante na península onde ambos vivem, que sofre com a presença de um estranho feixe de luz que destrói tudo em seu redor.
Quando Blister é raptado pelos capangas do Dr. Maybee, um cientista maléfico que tenciona controlar os seres vivos do planeta para alimentar a cidade de luz, Arkie sabe que tem de fazer alguma coisa. Para isso, tem de enfrentar os seus medos e aventurar-se na floresta desconhecida. No seu esforço de salvar o pai, vai deparar-se com inimigos perigosos mas também com grandes aliados que, no percurso, a ajudarão a conhecer as suas próprias origens.
Um filme de animação de teor ambientalista inspirado na novela gráfica escrita pelo ilustrador australiano Nathan Jurevicius que, em 2012, deu também origem a um jogo electrónico.
A realização é da responsabilidade de Ricard Cussó e Tania Vincent, que seguem um argumento de Craig Behenna e Matt Everitt.