quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Estreias de cinema de 8 de Fevereiro de 2024



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



A Cor Púrpura

A partir do início do século XX, seguimos três décadas da história de Celie, uma jovem afro-americana inserida no difícil contexto do Sul dos Estados Unidos, onde a violência e o racismo eram predominantes. 

Com uma infância difícil, Celie engravida do próprio pai aos 14 anos, é forçada a entregar o filho para adopção e a casar-se com um homem que a maltrata física e psicologicamente, e que a afasta da irmã Nettie, a única pessoa com quem tinha uma ligação de afecto. 

Após muitos anos de provação e maus-tratos, Celie reencontra Nettie, com quem forja uma nova relação: a de duas mulheres adultas num mundo transformado. 

Baseado no romance da norte-americana Alice Walker – que com ele ganhou o National Book Award e o Prémio Pulitzer de Ficção em 1983 –, um drama já transposto para o grande ecrã por Steven Spielberg, que na altura contou com a participação de Whoopi Goldberg, Danny Glover, Oprah Winfrey e Willard E. Pugh, teve 11 nomeações para os Óscares de 1986 e se tornou um marco na história do cinema. 

Com Spielberg e Winfrey na lista de produtores, esta versão musical, realizada por Blitz Bazawule (“Black Is King”) e escrita por Marcus Gardley, tem as actuações de Fantasia Barrino, Ciara, Phylicia Pearl Mpasi, Halle Bailey, Corey Hawkins, Taraji P. Henson, H.E.R. e Danielle Brooks (que, por este papel, foi nomeada para o Óscar de melhor actriz secundária). 



Vidas Passadas

Nora nasceu na Coreia do Sul, onde viveu até aos 12 anos, quando os pais resolveram emigrar para o Canadá. Nessa altura, o que mais lhe custou foi deixar Hae Sung, o seu amigo mais próximo. 

Os anos passaram e ela mudou-se para Nova Iorque, onde é agora uma dramaturga de sucesso e vive feliz com Arthur, o seu marido americano. O amigo, por seu lado, manteve-se na Coreia, formou-se em engenharia mecânica e serviu algum tempo como militar. 

Um dia, através da internet, Nora e Hae Sung retomam o contacto. E quando, alguns anos depois, ele decide visitar Nova Iorque, os dois marcam um encontro. A resolução de se estarem juntos novamente será uma viagem ao passado que se vai revelar bastante dolorosa.

Estreado no Festival de Cinema de Sundance e nomeado para os Óscares de melhor filme e argumento original, esta reflexão semi-autobiográfica sobre o amor e o destino é escrita e realizada pela canadiana de origem sul-coreana Celine Song, que aqui se estreia em cinema. Greta Lee, Teo Yoo e John Magaro dão vida às personagens. 



O Pior Homem de Londres

Nascido no Porto a 10 de Março de 1840, filho de pai inglês e mãe portuguesa, Charles Augustus Howell foi um vigarista e negociante de arte conhecido por falsificar obras de arte e por chantagear um grande número de pessoas, incluindo o poeta, ilustrador e pintor inglês Dante Gabriel Rossetti (1828-1882), um dos fundadores da Irmandade Pré-Rafaelita, de quem Howell foi agente. 

Polémico e sedutor, Howell morreu em circunstâncias estranhas, com seu corpo a ser encontrado no dia 21 de Abril de 1890, em frente a um prostíbulo do bairro de Chelsea, com a garganta cortada e uma moeda na boca. Posteriormente, foram descobertas, em sua casa, cartas comprometedoras de várias pessoas importantes, levantando suspeitas sobre o seu assassinato, que nunca chegou a ser resolvido. 

Foi a sua reputação de chantagista que serviu de inspiração a Sherlock Holmes, a conhecida personagem de Arthur Conan Doyle (1859-1930), no seu conto "A Aventura de Charles Augustus Milverton", onde o referiu como “o pior homem de Londres”.

E foi esse o título escolhido pelo realizador Rodrigo Areias para esta história situada numa Inglaterra do século XIX, que tem Albano Jerónimo como protagonista e Victória Guerra, Edgar Morais, Edward Ashley, Carmen Chaplin, Christian Vadim e Jean-François Balmer como actores secundários.
 
Em competição no Festival de Roterdão, “O Pior Homem de Londres” é uma co-produção entre a Leopardo Filmes, a Alfama Films, a APM Produções e a Viva Devagar.