Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Zona de Risco
Quando, durante uma missão, uma equipa de operações especiais da Força Delta norte-americana é rodeada pelo inimigo no sul das Filipinas, Kinney, um oficial na sua segunda missão, é separado dos seus companheiros. A única esperança de salvação está nas orientações de Reaper, um piloto de drones da Força Aérea, que lhe vai dando indicações sobre o que fazer até chegar até o helicóptero de resgate.
Um filme de ação e suspense realizado por William Eubank, que também co-escreveu o argumento com David Frigerio. Russell Crowe, Liam e Luke Hemsworth, Ricky Whittle e Milo Ventimiglia dão vida às personagens.
Pequenas Grandes Vitórias
Oriundo de uma família com poucos recursos, Émile não sabe ler. Mas agora que passou dos sessenta, está convicto de que é chegado o momento de aprender. Entusiasmado, ele vai parar à turma de Alice, que, para além de presidente da câmara da pequena vila onde mora, é também professora do primeiro ciclo. Apesar das dificuldades de aprendizagem (e de comportamento) não facilitarem o dia-a-dia de Émile na escola, a verdade é que com o esforço de todos, ele vai viver a experiência da sua vida.
Uma comédia realizada por Mélanie Auffret (“Roxane”) que co-escreve o argumento com Romain Compingt e Yoann Gromb.
Beetlejuice Beetlejuice
Após a trágica morte do patriarca, as três gerações de mulheres da família Deetz voltam à casa de Winter River, onde outrora foram atormentadas por Beetlejuice, um fantasma muito peculiar que tinha como objectivo expulsá-los dali.
Lydia Deetz (novamente interpretado por Winona Ryder) cresceu e é agora mãe de Astrid (Jenna Ortega), uma adolescente rebelde que, tal como a progenitora, tem um particular fascínio por coisas mórbidas. Numa das suas deambulações pelo sótão, a rapariga descobre uma maquete da cidade e abre um portal para o outro mundo. É assim que liberta o excêntrico Beetlejuice (Michael Keaton), que volta a virar a vida dos dos Deetz — incluindo Delia (Catherine O’Hara), que também regressa do filme anterior —, de cabeça para baixo.
Filme de abertura da edição de 2024 do Festival de Veneza, e sequela do clássico de 1988, também da autoria de Tim Burton, esta comédia negra foi escrita por Alfred Gough, Mike Vukadinovich e Seth Grahame-Smith.