Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Vida Privada
Jodie Foster é Lilian Steiner, uma psiquiatra norte-americana a viver em Paris que fica particularmente abalada quando descobre que Paula Cohen-Solal (Virginie Efira), uma das suas pacientes, foi encontrada morta. Embora tudo pareça apontar para suicídio, Lilian convence-se de que há muito por esclarecer. Decidida a tirar o caso a limpo, lança-se numa investigação por conta própria. Assim, com o apoio de Gabriel (Daniel Auteuil), seu ex-marido, segue um rasto de pistas que os conduz à verdadeira causa da morte de Paula.
Com realização e argumento de Rebecca Zlotowski ("Grand Central", "Os Filhos dos Outros"), o filme conta ainda com as actuações de Mathieu Amalric, Vincent Lacoste, Luàna Bajrami, Sophie Guillemin e também com o realizador Frederick Wiseman.
Tony, Shelly e a Magia do Natal
Tony, um rapaz de onze anos, nasceu com uma característica singular: todo o seu corpo emite luz. Por causa desta particularidade, os pais mantêm-no protegido em casa, sempre com uma máscara no rosto e roupas que lhe protegem todo o corpo.
Encerrado num mundo limitado e muito solitário, a sua vida muda com a chegada de Shelly, uma menina que vai viver para o apartamento ao lado. Sem se assustar com a luz que ele irradia, ela vai partilhar com Tony aventuras inesquecíveis, tornando-se a sua primeira experiência de amizade e aceitação verdadeira.
Com argumento de Jana Šrámková e realização de Filip Pošivač, uma animação familiar que celebra a diferença e o poder transformador da amizade.
Reais Palermas
Os Tuche levam uma vida calma na pequena e fictícia cidade de Bouzolles, em França, quando o neto de Jeff e Cathy é convidado para um estágio de futebol em Londres. Aproveitando a oportunidade para conhecer Inglaterra, toda a família embarca numa viagem com um objectivo de, pelo caminho, concretizar um sonho antigo: conhecer a Família Real. Com o seu estilo desbragado e espalhafatoso, os Tuche acabam entre palácios, cerimónias e jantares de gala, deixando atrás de si as inevitáveis (e habituais) gafes.
Realizado, protagonizado e produzido por Jean‑Paul Rouve, este novo capítulo da saga da família Tuche iniciada em 2011 — que representa a classe popular francesa, com o seu estilo autêntico, ruidoso e centrado na família — conta ainda com Isabelle Nanty, Claire Nadeau, Sarah Stern, Pierre Lottin, Théo Fernandez, Elise Larnicol e Bernard Ménez.



