sexta-feira, 7 de maio de 2021

Bento XVI em Portugal


Com 94 anos de vida, e 16 anos depois da sua eleição como Papa, Bento XVI tornou-se o Papa mais velho da História. 

Neste livro, José de Carvalho recorda a memorável visita de Joseph Ratzinger a Portugal (com passagem por Lisboa, Fátima e Porto), em maio de 2010, por ocasião do 10.º aniversário da beatificação dos pastorinhos Jacinta e Francisco. 

Mais do que um roteiro, esta obra afirma-se como essencial para todos os que querem conhecer Bento XVI e a sua relação com Nossa Senhora de Fátima e com Portugal.

«A visita a Portugal seria memorável e marcou uma inflexão na apreciação da imagem pública do papa Bento XVI, afinal mais sorridente, simples e generoso nos gestos para com os que o procuravam.» - Aníbal Cavaco Silva, ex-Presidente da República

O papa lembrou‑nos de que — a propósito das aparições de Fátima —, num contexto de adversidade, enquanto os homens fechavam a porta a Deus, se abria em Portugal uma janela de esperança para a humanidade se reconciliar e converter; e que este acontecimento não dependeu do papa nem da autoridade da Igreja, mas de um desígnio amoroso de Deus para com o nosso país. Que esta certeza nos sirva de bálsamo, agora, mais de dez anos após a viagem de Bento XVI, e quando vivemos neste conturbado presente. 

A ligação de Joseph Ratzinger a Fátima é anterior ao seu papado e teve sempre algo de muito especial e sentido. Não foi por isso surpreendente a importância que foi dada à sua visita a Portugal, em 2010. Este livro desvenda alguns dos segredos da viagem papal ao nosso país; relembra as mensagens que Bento XVI deixou aos portugueses; destaca as conversões de muitos dos que contactaram com o Papa; e prova a relação de amor de Sua Santidade por Nossa Senhora de Fátima.

Sobre o Autor

Nasceu em Marco de Canavezes, a 17 de Fevereiro de 1979. É professor de História e investigador associado do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão. Obteve o mestrado em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com a dissertação «Os Jesuítas nas Vésperas da I República: o Novo Mensageiro do Coração de Jesus (1881—1910)», trabalho
vencedor do Prémio de História Contemporânea Professor Victor de Sá, em 2007.
Tem mais de duas dezenas de livros publicados sobre História e Religião, destacando-se Santo António: Um Santo Popular (ed. Farol, 2020).