segunda-feira, 31 de maio de 2021

Fred Martins faz concerto de lançamento em Almada


O novo disco do cantor, compositor e violonista brasileiro Fred Martins, radicado em Portugal, já está disponível em todas as plataformas digitais. O primeiro concerto de lançamento, em Sintra, foi emitido em direto, teve milhares de views de todas as partes do mundo e ainda pode ser assistido online. Uma nova data já está marcada, desta vez em Almada: será no dia 6 de junho, às 19h, no Auditório Oswaldo Azinheira, e terá, além de Fred Martins na voz e violão, Fernando Baggio na bateria e Sami Tarik na percussão. 

O álbum Ultramarino, que saiu simultaneamente pela gravadora brasileira Biscoito Fino e pelo selo europeu Alfa Music, foi produzido por por Hector Castillo (ganhador de quatro Grammys latinos e que já trabalhou com  David Bowie, Björk, Lou Reed e Philip Glass, entre outros).

O repertório do álbum de Fred Martins,  que está no alinhamento do concerto, tem como fio condutor a base musical de linhagem bossanovista do artista, transita pelo samba, pelo blues e por sonoridades de influência moura, reafirmando a conexão musical entre África, Península Ibérica e Brasil. Entre as 13 faixas do disco, onze são inéditas, como as duas compostas em parceria com Alexandre Lemos: A filha da Porta-bandeira, em homenagem à escola Estação Primeira da Mangueira; e Fado Crioulo, inspirada no universo fadístico. Outra parceria com presença marcante neste novo disco é a com Marcelo Diniz, e entre as canções que compuseram juntos estão Zona Sul e Colibri.




Sobre Fred Martins

Algumas das composições de Fred Martins tornaram-se grandes êxitos das vozes de nomes distinguidos da MPB, tais como Ney Matogrosso, Adriana Calcanhotto, Zélia Duncan, Maria Rita e MPB4, entre outros, bem como em bandas sonoras de novelas da TV Globo, como o tema Depressa a vida passa, incluído em Órfãos da Terra. Em Portugal o artista também é reconhecido: a cantora Joana Amendoeira está a lançar um álbum inteiro dedicado às canções de Fred Martins em parceria com Tiago Torres da Silva, e o artista integra o Projeto Rua das Pretas, produzido por Pierre Aderne e exibido pela RTP1. Recentemente lançou o DVD A Música é meu País, exibido como especial de TV pelo Canal Brasil (Globosat) e pela RTP1 (Portugal).