quinta-feira, 27 de maio de 2021

VI Ciclo de Concertos de Coimbra

O VI Ciclo de Concertos de Coimbra arranca este fim de semana, dias 28 e 30 de maio, presencialmente e online, através das redes sociais do evento, com uma aposta forte na programação, com oito concertos, onde se evidenciam duas orquestras; o veterano António Victorino d`Almeida; o aclamado pianista Artur Pizarro; Leonardo Hilsdorf, um dos pianistas mais proeminentes do Brasil e um concerto solidário de apresentação do novo disco dos H4nds Duo.

O Ciclo é um convite à (re)descoberta da cidade de Coimbra através dos seus eventos bastante diferentes e para todos os gostos. O destaque vai para o concerto de abertura com a Orquestra Clássica do Centro, dirigida pelo Maestro romeno Constantin Grigore, e o solista romeno Jeffery Macsim, que se realiza no Grande Auditório do Convento de São Francisco. Por sua vez, o concerto de encerramento irá ao encontro de um dos compositores mais celebrados dos nossos dias, Frédéric Chopin, interpretado pelo pianista Artur Pizarro. 

O público pode assistir, ao final da manhã do dia 29, a um concerto dos jovens talentos da cidade (no magnífico Seminário Maior de Coimbra, recentemente restaurado) e terminar o mesmo dia a desfrutar de uma prestação da debutante Orquestra Arco Ribeirinho, com o virtuoso pianista Leonardo Hilsford e o aclamado Maestro Tobias Gossman. Para o último dia está guardada a possibilidade de uma conversa com o Maestro António Victorino d’Almeida, um concerto de peças para piano a quatro mãos, passando por ensembles de sopros e orquestras sinfónicas. O fim de semana do VI Ciclo de Concertos de Coimbra é a oportunidade ideal para o público ver Coimbra por outro prisma e poder voltar a desfrutar de música ao vivo na cidade. Todos os eventos cumprem escrupulosamente as regras de segurança da Direção-Geral da Saúde.

Devido ao facto da programação principal decorrer em diferentes locais, o VI Ciclo de Concertos de Coimbra é, também, um convite para passear pela cidade do rio Mondego e, por conseguinte, a cidade das pontes. Para além das pontes físicas, é intenção deste evento permitir que se voltem a percorrer pontes que conduzam ao encontro entres as pessoas, entre as pessoas e a cidade, e entre as pessoas e a cultura. 

A iniciativa é uma organização conjunta da Associação CulturXis e da Orquestra de Sopros de Coimbra e tem como principais apoiantes a Direção-Geral da Artes do Ministério da Cultura e o Município de Coimbra. Esta edição conta, ainda, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.