sexta-feira, 14 de maio de 2021

Casa-Museu Medeiros e Almeida celebra as narrativas da mitologia clássica


A Casa-Museu Medeiros e Almeida assinala, nos dias 18 de maio e 1 de junho, as narrativas da Mitologia Clássica nas suas coleções através de duas visitas virtuais, numa parceria com o projeto Mythos. Nestes encontros, a palavra celebrar é o mote: celebrar o Dia Internacional dos Museus e celebrar os 20 anos de abertura ao público da Casa-Museu. As sessões são gratuitas e decorrem através da plataforma Zoom.

A iniciativa, organizada em parceria com a Mythos, será conduzida por André Ferreira, investigador e responsável pelo projeto que conduzirá estas visitas virtuais, uma autêntica viagem no tempo até aos segredos da cultura greco-romana presentes nas coleções da Casa-Museu.

Na primeira visita, a 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, com o tema “Hesíodo e o fio dos Deuses”, o participante é convidado a conhecer as divindades do Olimpo, tal como o fio condutor que as une, uma verdadeira Teogonia virtual de Hesíodo. Na segunda visita, os deuses, as ninfas e os heróis, metamorfoseados nas obras de arte, são revelados num compasso que permite ao participante (re)conhecer as figuras míticas ovidianas. “As Metamorfoses de Ovídeo” será o tema do dia 1 de junho, 20.º aniversário da Casa-Museu Medeiros e Almeida.

As sessões têm início às 18h00 e uma duração estimada entre 30 e 40 minutos. A participação é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória, sujeita a confirmação, através do e-mail mithosgrecoromanos@gmail.com.

A Casa-Museu Medeiros e Almeida, localizada no coração da capital, residência do empresário de sucesso António de Medeiros e Almeida (1895-1986), apresenta uma coleção de artes decorativas com mais de 2000 obras expostas.