quarta-feira, 19 de maio de 2021

Teresa Vittucci apresenta HATE ME, TENDER


«A solo for future feminism» é o subtítulo do último trabalho da coreógrafa e bailarina suíça, Teresa Vittucci, cuja obra, na fronteira da dança com a performance, tem sido amplamente reconhecida. HATE ME, TENDER é uma investigação sobre ódio e feminismo. Neste solo, examina uma das figuras femininas culturalmente mais importantes, a Virgem Maria. Com uma violência suave, Vittucci desvenda o estranho potencial de uma figura que é culturalmente vista como o epítome da pureza, inocência e perfeição, ícone da mulher compassiva e mãe enlutada. Reverenciada pelas autoridades eclesiásticas pelo seu papel de Mãe de Deus, criticada pelos movimentos feministas como um modelo repleto de estereótipos femininos – a Virgem polarizou gerações, inclusive por ser mulher. No seu solo, Vittucci quer libertá-la, emancipá-la e reabilitá-la no seu papel ambivalente de amor incondicional e como embaixadora de um feminismo queer.

Por Teresa Vittucci

Quando confrontados com a Virgem Maria – tal como o nome sugere – não podemos evitar primeiro desconstruir a sua virgindade antes de nos focarmos nela enquanto pessoa e personalidade. Como tal, antes de me debruçar sobre as qualidades de Maria que mais me emocionam (vulnerabilidade, misericórdia, amor), e nas quais encontro um momento feminista e agitador de um contrato social ideal, vejo-me forçada a questionar o maior dos atributos de Maria: o seu corpo imaculado. Este, por sua vez, é sintomático para as personagens femininas e a feminilidade: o corpo feminino e a sua constituição estão em primeiro plano: a feminilidade está intimamente vinculada a uma objetificação e idealização do feminino por via do corpo. A submissão feminina, quer através do falo, quer através da feminilidade atribuída, é virulenta para a socialização feminina. As mulheres aprendem – estruturalmente falando – que devem ser boas mães, criar harmonia, ser carinhosas, reservadas, piedosas e belas. Elas devem irradiar fertilidade, mas também castidade, ser sensuais, mas exclusivamente reservadas. É isto que acontece igualmente com a Virgem Maria: existe um entrelaçamento de maternidade e virgindade enquanto núcleo essencial da feminilidade ideal.

O hímen é o verdadeiro símbolo desta castidade e reserva: preserva e deve servir como prova. Serve-me de motivo condutor em HATE ME, TENDER; eu sigo a história do hímen e apercebo-me: é um constructo regulador que possui uma assustadora validade amplamente suportada no discurso da sexualidade feminina. Gostaria de derrubar esta noção sem descrever claramente este mito.

20 e 21 maio • 19h • Sala da Marinha Mercante do Museu de Marinha