sexta-feira, 9 de julho de 2021

Coimbra recebe festival para debater o futuro das cidades



O Gerador, plataforma independente de jornalismo, cultura e educação, juntou-se ao município de Coimbra para apresentar o Festival Cidades Resilientes, que pretende debater o futuro das cidades. O festival decorre entre os dias 16 e 17 de julho, em Coimbra, no Convento São Francisco, comércio local e ruas do centro da cidade mas será, também, emitido online no site cidadesresilientes.pt

No Festival Cidades Resilientes pretende-se discutir, com amplitude e pluralidade, o significado das cidades, a sua sustentabilidade e regeneração e a forma como podem ser construídas para as gerações seguintes. Coimbra, pela sua particular situação geográfica, de uma cidade com uma duplicidade urbana e rural, é o ponto de partida para repensar o conceito de cidade em 2021. 

No primeiro dia, 16 de julho, o Convento São Francisco recebe Miguel Poiares Maduro, Professor universitário e político português, que ocupou o cargo de Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, num debate dedicado aos desafios das cidades do século XXI. O sociólogo e professor catedrático Carlos Fortuna e o psicólogo e Vice-Reitor da Universidade do Algarve, Saúl Neves de Jesus, juntam-se para uma reflexão sobre “As consequências da pandemia para a cidade”. 

Miguel de Castro Neto, professor da NOVA Information Management School e Rita Lopes, investigadora no CENSE - Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade da FCT NOVA, debatem “A economia das cidades do futuro”. Já Tiago Marques, docente do Instituto de Psiquiatria do King’s College de Londres e médico psiquiatra, Francisca Aires Mateus, curadora e artista finalista do Prémio Sonae Media Art em 2019 e Clara Almeida Santos, professora de filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, juntam-se numa conversa dedicada às cidades das novas gerações. 

No dia 17 de julho, o festival volta a receber novos debates. Para pensar o “Planeamento e Sociologia Urbana”, reúnem-se Paulo Peixoto, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), Alda Botelho Azevedo, doutorada em Demografia pela Universitat Autònoma de Barcelona e Luís Baptista, sociólogo e diretor do CIS.NOVA. Já a “Regeneração e Sustentabilidade” das cidades conta no painel com Filipe Duarte Santos, professor de Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Helena Freitas, professora no Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra e Maria de Lurdes Cravo, da Associação ZERO. 

O debate dedicado à “Cultura e Educação” conta com David Santos, historiador de arte e curador, Carlos Moura Carvalho, consultor jurídico e gestor cultural e a coreógrafa Aldara Bizarro. Para debater “A nova antropologia” está também confirmada Catarina Marcelino, vice-presidente do Instituto de Segurança Social. Por fim, para pensar a importância do digital para as cidades juntam-se Susana Albuquerque, Presidente do Clube Criativos de Portugal e o engenheiro de software, Ricardo Vitorino. 

O programa do festival estende-se ao comércio local e às ruas da cidade de Coimbra. Será possível participar no workshop de personalização de tote bags com a artista visual Pitanga, no ‘Masterclass de Design Thinking’ com a especialista Luana Bistane ou no ‘Masterclass de Aproveitamento Energético’ com um especialista da Lisboa E-Nova. 

Está também confirmada a participação de Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, numa entrevista ao vivo, sessões de poesia pelas ruas da cidade com a atriz Mia Tomé e o poeta José Anjos e um encontro dos instagrammers @zevitro, @maggie.pi, @alexcoelholima, @_jessica_reis_, @goncalo_saraiva27, que vão percorrer a cidade ao longo dos dois dias de festival e promover a cidade de Coimbra nas suas redes sociais.  

O festival é de acesso gratuito. Os lugares para assistir à programação no Convento São Francisco e atividades no comércio local e ruas da cidade serão limitados.