quinta-feira, 15 de julho de 2021

Estreias de cinema de 15 de Julho de 2021


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:




Uma Mulher do Outro Mundo

Charles é um escritor de renome que se debate com um doloroso bloqueio criativo. Um dia, assiste com a sua mulher, Ruth, a um espectáculo da Madame Acarti, uma médium que, de tão insólita, lhe parece perfeita para servir de inspiração para a protagonista da sua próxima obra. É assim que, numa tentativa de a conhecer melhor, contrata os seus serviços. Contudo, numa sessão espírita que Charles organiza com ela e mais alguns amigos, algo de estranho acontece: o fantasma de Elvira, a sua falecida mulher, é invocado do além. A partir daquele momento, assombrado pela figura de Elvira, a vida de Charles torna-se um inferno, já que tem de encontrar um modo de gerir os ciúmes das duas mulheres e, no entretanto, escrever algo que o salve daquele marasmo intelectual.
Com Dan Stevens, Leslie Mann, Isla Fisher, Judi Dench e Emilia Fox nos papéis principais, uma comédia assinada por Edward Hall (realizador das séries “Kingdom” e “Downtown Abbey”) que adapta ao grande ecrã a peça homónima do dramaturgo Noel Coward (1899-1973).




À Espera dos Bárbaros

O primeiro filme em língua inglesa do colombiano Ciro Guerra (“O Abraço da Serpente”, “Pássaros de Verão”) é uma adaptação do romance homónimo de 1980 do sul-africano J.M. Coetzee, que já tinha resultado numa ópera de Philip Glass em 2005. Centra-se num magistrado colonial numa fronteira isolada que começa a pensar sobre o que está realmente a fazer. Isto quando um coronel do exército vem tentar descobrir a verdade sobre uma possível insurreição. Com Mark Rylance, Johnny Depp e Robert Pattinson.




Space Jam: Uma Nova Era

Em 1996, Michael Jordan, que três anos antes se tinha reformado da NBA, tendo acabado por voltar, foi a estrela de “Space Jam”, um filme que aproveitava esse retiro para pôr o jogador de carne e osso a interagir com figuras animadas dos “Looney Tunes” para jogar basquetebol interplanetário. Agora chega a sequela, centrada noutro jogador de basquetebol mais actual: LeBron James. Aqui, James e o filho, que quer ser criador de videojogos, ficam presos num espaço virtual e o jogador vê-se obrigado a, tal como Jordan, juntar-se aos “Looney Tunes” para ganhar um jogo de basquetebol e salvar o filho.

Um filme de Malcolm D. Lee, primo de Spike Lee, que realizou filmes como "The Best Man" ou "Girls Trip" num misto de animação 2D, 3D e imagem real.