O Museu da Farmácia vai passar a estar disponível online a partir da plataforma digital Google Arts & Culture, permitindo o acesso do seu espólio ao público em geral.
Através desta parceria será possível a qualquer utilizador conhecer, à distância de um clique, o Museu da Farmácia, assim como percorrer a história da farmácia mundial, explorar as colecções e os 97 objectos digitalizados e disponíveis na plataforma.
A colecção está dividida em três segmentos: o Museu da Farmácia de Lisboa, o Museu da Farmácia do Porto e as Farmácias Históricas, com peças de grande valor artístico, antropológico e científico. A colecção apresenta, por exemplo, um sarcófago egípcio e um fato médico para protecção contra a peste negra. É possível conhecer peças únicas com 40 milhões de anos, e objectos como máscaras de curandeiros e feiticeiros de tribos africanas.
O Google Arts & Culture é uma iniciativa sem fins lucrativos que trabalha com instituições culturais e artistas de todo o mundo. A plataforma permite visitar algumas das maiores galerias de arte, pretende preservar e divulgar a produção artística e cultural a qualquer pessoa, em qualquer lugar.
O Museu da Farmácia é uma referência museológica no campo da saúde, um espaço único que reúne um conjunto de temas relacionados com História, saúde e investigação.
Devido às limitações impostas pelo estado de emergência, as instalações do Museu encontram-se temporariamente fechadas. Além do Google Arts & Culture, também é possível fazer uma visita virtual com um guia em tempo real e por marcação prévia, com uma duração média de 45 a 60 minutos. Esta está sobretudo vocacionada para grupos de estudantes, a partir dos 10 anos.