Depois de 2020, 2021 foi novamente marcado pela pandemia mundial da Covid-19, sendo a Mercedes-Benz a 3ª marca automóvel mais vendida em Portugal, com 11.383 unidades comercializadas, e novamente Nº 1 no segmento premium em Portugal.
Perante as adversidades, a Mercedes-Benz continuou como líder de mercado nacional no segmento dos xEV´s (vendas conjuntas de Plug-IN HYBRID e Elétricos) com 4.402 unidades vendidas (quota de mercado de 15,2%).
A Marca da Estrela mantém uma das maiores quotas de mercado a nível nacional e mundial, com 7,8%. De salientar ainda que a Mercedes-Benz comercializou 100 unidades em 2021 por via digital.
A smart assinalou o seu segundo ano de viaturas exclusivamente 100% elétricas com 430 unidades comercializadas.
Mercedes-Benz e smart terminam 2021 com 11.813 unidades vendidas
2021 ficou novamente marcado pela pandemia mundial da Covid-19. Apesar deste cenário, e com grandes constrangimentos ao nível de fornecimento de componentes à indústria, a Mercedes-Benz comercializou um total de 11.383 automóveis no ano passado, registando um previsível decréscimo de 17% face a 2020, mas mesmo assim mantendo a liderança no segmento premium. Foi igualmente alcançada uma quota de mercado assinalável de 7,8%. Em Portugal, a Mercedes-Benz foi, em 2021, a 3ª marca mais comercializada. Em 2021, a Mercedes-Benz comercializou um total de 100 unidades por via digital através do website www.mercedes-benz.pt.
De destacar que em 2021 os veículos Plug-In HYBRID (PHEV), em conjunto com os modelos elétricos da Mercedes-Benz tiveram, novamente, grande relevância nas vendas da Marca com um crescimento de 23% face a 2020 (4.402 unidades vendidas em 2021 vs 3.579 em 2020). Com este resultado, foi mantida a liderança em Portugal neste importante segmento em crescimento em todo o mundo. Atualmente, os veículos PHEV e EV’s representam 38,7% das vendas da Mercedes-Benz.
Vendas de modelos, de A a S
O primeiro modelo 100% elétrico da Mercedes-EQ, o EQC, comercializado em Portugal desde os finais de 2019, destacou-se em 2021 com 132 unidades vendidas. O EQA 250 e o EQA 350 4MATIC, bem como o EQS 450+, 580 4MATIC e EQS 53 4MATIC, dois modelos lançados em 2021 e um total de 5 opções elétricas, até um máximo de autonomia de 770 km, foram um sucesso de vendas com 417 e 25 unidades esgotando a quota disponível para Portugal. Para 2022, a Mercedes-EQ irá reforçar a sua oferta com a chegada ao mercado do novo EQB e EQE e da apresentação de novas propostas totalmente elétricas para futuro lançamento.
Entre os modelos Mercedes-Benz mais procurados pelos clientes destaque para o Classe A com 3.998 unidades comercializadas. No total, no segmento compacto, foram vendidos 6.836 modelos, sendo este o segmento que representa maior sucesso de vendas no nosso país. Focando apenas na oferta PHEV, que no segmento compacto da Mercedes-Benz fazem parte o Classe A, Classe A Limousine, Classe B, GLA, CLA e CLA Shooting Brake, foram comercializadas 1.516 unidades em 2021.
Na gama média, o Classe C Limousine foi o modelo mais comercializado uma vez mais com 617 unidades comercializadas. Ainda neste segmento de elevada procura, o Classe C Station comercializou 596 unidades, o Classe C Coupé 25 e o Classe C Cabrio 18. Na vertente SUV, o GLC SUV comercializou 514 unidades e 698 unidades do Coupé. Nesta gama média (C e GLC) foram comercializadas 1.402 unidades PHEV (um acréscimo de 7,7%, 1.302 em 2020).
A família Classe E apresentou igualmente excelentes resultados, com um volume de vendas nesta gama (que inclui CLS e GLE) a atingir as 1.353 unidades. Destaque para as vendas dos PHEV do Classe E, com oferta a gasolina e Diesel, que alcançaram as 529 unidades. Entre o GLE SUV e Coupé foram entregues 264 e 146 unidades, respetivamente, das quais 333 PHEV.
Como líder do segmento xEV, a Mercedes-Benz continua o seu caminho de sucesso rumo ao futuro da mobilidade sustentável. Desde o lançamento dos seus primeiros PLUG-IN HYBRID, e dos seus modelos elétricos, a Mercedes-Benz tem sido a marca mais procurada pelos clientes portugueses com esta tecnologia. Hoje, mais de 80% das encomendas dos modelos Classe C, GLC (SUV e Coupé), Classe E e GLE (SUV e Coupé) são modelos PHEV, um claro caminho de sucesso da Marca e em linha com o futuro, bem como com as políticas ambientais que preveem uma maior aposta nestes modelos mais sustentáveis. Atualmente, os veículos xEV representam 38,7% das vendas da Mercedes-Benz.
Por fim, o porta estandarte da Marca, o Classe S, comercializou 141 unidades. Para 2022, prevemos a chegada da motorização PHEV, o S580e, que irá juntar-se, com sucesso, à restante gama. Nota ainda neste segmento de luxo, o GLS comercializou 27 unidades.
Vendas Mercedes-AMG
A Mercedes-AMG comercializou 202 modelos desportivos em 2021 com destaque para um lançamento muito especial, o novo SL, previsto para entrar em comercialização em 2022. As vendas mais expressivas desta gama foram os modelos Classe A com 23 unidades, Classe G e Classe AMG GT4 com 21 unidades, cada, respetivamente.
smart em Portugal
Em 2021, a smart comercializou 430 unidades totalmente elétricas em Portugal das quais 287 unidades smart fortwo (coupé: 242 e cabrio: 45) e 143 smart forfour.
Marca de confiança e líder em reputação
A Mercedes-Benz voltou a ser em 2021 a marca número 1 em Reputação de Marca, com especial destaque para o indicador de Confiança sendo eleita pelos Portugueses como a Marca Número 1 em confiança (Marketest – Reputation Index).
Ano Novo, Casa Nova – Mais sustentável e mais dinâmica
Com o chegar do novo ano, a Mercedes-Benz Portugal irá estrear, por completo, a sua nova casa com os seus colaboradores. Depois de 30 anos de existência, as instalações em Sintra foram alvo de profundas remodelações ao longo de 2 anos de modo a atualizar o edifício e a preparar o mesmo para novas formas de trabalhar, mais interativas e dinâmicas.
Um edifício mais eficiente, mais amigo do ambiente, mais sustentável e mais dinâmico aguarda todos aqueles que irão trabalhar no novo espaço. Foram otimizados os consumos energéticos, através da instalação de painéis solares e fotovoltaicos, reduzindo assim o consumo de energia e gás, bem como adotadas práticas mais digitais para menor uso de papel e outros recursos. No exterior, a frota Mercedes-EQ e smart EQ será alimentada por energia proveniente dos painéis fotovoltaicos, tal como sucede em praticamente todas as fábricas da Marca na Europa e em linha com a estratégia de sustentabilidade da Mercedes-Benz.
Este projeto da Marca em Portugal encontra-se em perfeita sintonia com outro projeto inaugurado em 2021, o Mercedes-EQ Lounge, na Nazaré, um projeto focado na sustentabilidade e uma das atuais prioridades da Marca, com uma forte ligação ao Oceano, permitindo dar continuidade à presença da Mercedes-Benz no Surf de Grandes Ondas da Nazaré.
Para 2022, a Mercedes-Benz em Portugal prepara já novas iniciativas em torno da sustentabilidade, principalmente focado nos oceanos, e não só, mas que dará a conhecer ao público muito brevemente.