A Dom Quixote edita “A Mais Breve História da Rússia”, de José Milhazes. Dos Eslavos a Putin sem esquecer os Czares, o jornalista, que foi durante décadas correspondente em Moscovo da TSF e da SIC, percorre a história do país para contextualizar os conflitos mais recentes. Uma obra que inclui dezenas de fotografias e mapas – além de uma cronologia e de bibliografia aconselhada para quem quiser saber mais – para ficar a conhecer a geografia, os povos, as grandes figuras, efemérides e feitos.
“A Rússia dos nossos dias abrange um enorme território com uma área aproximada de 17 milhões de quilómetros quadrados, atravessado por mais de dez fusos horários, com terras eternamente congeladas, densas florestas e infindas estepes, extensos rios e lagos, fazendo fronteira com 16 países. Foi difícil escrever este livro, pois uma breve história implica uma selecção dos factos mais importantes, o que lhe dá um cunho muito pessoal e subjectivo. Mas o seu objectivo é meritório, pretende dar ao leitor uma ferramenta útil para a compreensão da vida passada e presente do maior país do mundo. Saber como surgiu e se desenvolveu um país que ao longo da sua história teve vários nomes – Rus, Moscóvia, Império Russo, União Soviética, Federação da Rússia –, conhecer como nesse território coexistiram, e ainda coexistem, cerca de 160 povos com culturas muito diversas, indagar sobre as personagens, acontecimentos e feitos mais marcantes da história do povo russo.”
Nação de proporções colossais ou continente? Luz do mundo ou terra condenada? Aliada da Europa e do Ocidente ou sua adversária mortal? Território de santos, czares, poetas, conquistadores, revolucionários e músicos, a Rússia é um enorme mistério que importa desvendar. Esconde uma história tão rica, antiga e diversa quanto desconhecida. José Milhazes, o grande especialista português da Rússia, propõe neste livro uma viagem fascinante que atravessa os milhares de anos da história, da cultura e da civilização russas, que começa nos povos eslavos vários séculos antes de Cristo e acaba na actualidade, com Putin.