Tudo começou quando o coletivo alemão Rimini Protokoll se perguntou se existiria uma forma de apresentar espetáculos internacionalmente e ao mesmo tempo diminuir a sua pegada ecológica. O resultado é Conferência de Ausentes, um espetáculo sem intérpretes que só acontece se o público quiser participar.
Estamos em crise! E em tempos de crise global, é necessária cooperação global. Mas desta vez a crise é enfrentada localmente – em nome do mundo: numa conferência para a qual ninguém teve de comprar um voo ou apanhar um comboio de longo curso. Um espetáculo para o qual se convidaram especialistas e oradoras que não aparecem fisicamente, mas são representados por pessoas do público que só recebem o seu guião no início da apresentação.
Sem emissões de CO2 nem más ligações de Skype ou de Zoom, mas com todos os meios performativos disponíveis, as contribuições e teses contraditórias sobre as consequências da globalização serão proferidas na sala de teatro – e ali resolvidas.
O trabalho dos Rimini Protokoll tem expandido os meios do teatro para criar novas perspetivas sobre a realidade. Por Lisboa já passaram espetáculos como Mnemopark, Remote Lisboa, Radio Muezzin e 100% Lisboa.
Helgard Haug é autora, diretora e cofundadora dos Rimini Protokoll.
É neste âmbito que desenvolve peças de teatro, intervenções, instalações cénicas e peças radiofónicas em várias constelações, muitas vezes com especialistas que testaram os seus conhecimentos e competências para além do teatro. Além disso, os Rimini Protokoll gostam de traduzir espaços ou ordens sociais em formatos teatrais. Muitas das obras do grupo caracterizam-se pela interatividade e por uma abordagem lúdica à tecnologia.
Os Rimini Protokoll foram galardoados com inúmeros prémios pelo seu trabalho. Por exemplo, receberam o Prémio de Teatro FAUST em 2007 e o Prémio do Teatro Europeu em Salónica em 2008. Em 2011, a obra completa dos Rimini Protokoll foi premiada com o Leão de Prata na 41.ª Bienal de Teatro de Veneza. Em 2013, receberam o Prémio de Excelência do Festival de Artes dos Media Japoneses pela instalação de teatro multijogadores Situation Rooms sobre o comércio global de armas.
O trabalho que desenvolveram juntamente com Daniel Wetzel, em 2007, Karl Marx: Das Kapital, Erster Band, foi distinguido com o Prémio de Teatro de Mülheim, desencadeando um debate de grande alcance sobre novas autorias e teatro pós-dramático.
Quatro das peças dos Rimini Protokoll foram convidadas para o Berlin Theatertreffen, mais recentemente em 2000 a sua produção Chinchilla Arschloch, waswas.
Helgard Haug também recebeu vários prémios pelas suas peças radiofónicas: entre outros, recebeu o Prémio Radiofónico dos Cegos de Guerra em 2008, e mais recentemente o Prémio Radiofónico da ARD, o primeiro canal de televisão da Alemanha, em 2019.
24 a 26 fevereiro
quinta a sábado 19h30
CLUBE ESPECTADOR
26 fev após o espetáculo na Sala Manuela Porto com moderação de José Maria Vieira Mendes
Performance
Sala Principal
12€ • Menores de 25 anos 5€
Em português
Duração: 2h