Vencedor do Women’s Prize for Fiction 2019, finalista do International Dublin Literary Award, lido e recomendado por figuras como Barack Obama e Oprah Winfrey, Um Casamento Americano, de Tayari Jones, chega às livrarias nacionais a 3 de março, com tradução de Tânia Ganho e o selo de qualidade da Quetzal.
Uma narrativa com foco em fortes questões morais, raciais e legais, e que se centra na relação de Roy Othaniel Hamilton e Celestial Gloriana Davenport, recentemente casados. Tinham-se conhecido na faculdade e começaram a namorar após um reencontro em Nova Iorque, anos mais tarde. Roy é um homem afável que aprecia regras e tem um bom emprego; Celestial é bonita, cheia de caráter e uma artista promissora. Um dia, devido a um tremendo equívoco, Roy é preso, acusado de violação. Mas está inocente. Celestial sabe-o e os leitores também. Roy é condenado a 12 anos de prisão.
Durante os cinco anos que se seguem, ele detido e ela em liberdade, a troca de correspondência acentua os ressentimentos, assim como os silêncios e os intervalos das cartas. Entretanto, Roy ganha um recurso e é libertado. Apenas para descobrir como tudo mudou e como o passado não pode ser desfeito.
Sobre a Autora
Tayari Jones, autora multipremiada de quatro romances, nasceu em Atlanta, em 1970. É licenciada pelas
universidades do Iowa (Spellman College) e do Arizona (Arizona State University). É professora de escrita criativa na Emory University e membro do Andrew Dickson White «Professor-at-Large» da Cornell
University, programa que seleciona intelectuais norte-americanos e de outras nacionalidades que tenham
alcançado alta distinção em vários domínios, nomeadamente, na Literatura, para leitorados visitantes, e
que se tornam membros vitalícios daquela comunidade académica. Vive em Atlanta.