segunda-feira, 25 de julho de 2022

Como o que pensamos que vai acontecer altera o que acontece



Já ouviu falar no efeito placebo e nos comprimidos de açúcar que podem acelerar a cura? Sabia que as falsas cirurgias ao coração muitas vezes funcionam tão bem quanto a colocação de stents? Ou que as pessoas que creem ser propensas a doenças cardiovasculares têm mais probabilidades de morrer de paragem cardíaca? É este o poder e a enorme importância das expectativas – como o que pensamos que vai acontecer altera o que acontece.

Em O Efeito das Expectativas, o jornalista científico David Robson mistura a neurociência com a narrativa, levando os leitores a mergulhar profundamente nas muitas áreas da vida afetadas pelo efeito das expectativas. Vemos como as pessoas que acreditam que o stresse é benéfico se tornam mais criativas sob pressão ou como a associação entre o envelhecimento e a sabedoria pode proporcionar mais anos de vida.

Apontando para a psicologia cientificamente reconhecida e a fisiologia objetiva, Robson dá-nos as ideias fundamentais de que precisamos para melhorar as nossas aptidões, a produtividade, a inteligência e a felicidade. Este livro baseia-se em inúmeros casos e investigações, entre os quais se destacam uma experiência científica desenvolvida pela portuguesa Dr.ª Cláudia Carvalho e uma curiosa ocorrência relacionada com a série Morangos com Açúcar em 2006.

«As nossas expectativas são como o ar que respiramos – seguem-nos para todo o lado, mas raramente temos consciência da sua presença. Podemos pressupor que o nosso corpo é resistente, ou então que tende a adoecer. Podemos imaginar que somos naturalmente magros e ativos, ou então que temos predisposição para ganhar peso. Podemos acreditar que as preocupações da vida nos estão a prejudicar a saúde e que uma noite mal dormida nos deixa num estado de mortos-vivos no dia seguinte. Tais pressupostos talvez pareçam verdades objetivas e inescapáveis. Com este livro, contudo, pretendo mostrar-lhe como essas crenças nos moldam a saúde e o bem-estar de modo profundo, e que aprender a fazer tábua rasa das nossas expectativas em relação a tais assuntos pode ter efeitos notáveis sobre a saúde, a felicidade e a produtividade.»

Sobre o Autor

David Robson é um premiado escritor científico sediado no Reino Unido. Formado pela Universidade de Cambridge, foi editor da New Scientist e jornalista da BBC. Os seus artigos figuram em diversas publicações de renome, de entre as quais se destacam The Guardian, The Atlantic, Men's Health, The Psychologist e The Washington Post. O seu primeiro livro, The Intelligence Trap, foi publicado em 2019 e traduzido para quinze idiomas.