segunda-feira, 18 de julho de 2022

Louco ou mau? Eis a questão eterna da psicologia forense



Kerry Daynes é uma psicóloga forense que, desde sempre, se sente fascinada pelos recantos sombrios da vida. Em criança, os relatos de crimes reais atraíam-na para um mundo do qual não queria sair. Com a idade, o interesse tornou-se menos vouyeurístico e desenvolveu-se, transformando-se numa curiosidade intelectual muito mais profunda sobre as complexidades psicológicas das pessoas.

Autora do livro O Lado Negro da Mente, Kerry traz-nos agora Causas Ocultas, onde fornece, com empatia, compreensão e algum humor, uma visão esclarecedora acerca das mentes dos seus clientes, lançando luz sobre as causas do seu comportamento violento e desafiando as nossas noções sobre quem, e o que, é perigoso.

Durante 25 anos, a autora tem trabalhado na linha da frente do crime violento, desde a colaboração com a polícia em casos complexos, à sua participação como especialista em processos em tribunal, até ao aconselhamento do governo britânico relativamente a indivíduos de alto risco.

«Louco ou mau? Eis o que o advogado de acusação queria saber. Esta é a questão eterna que jaz no coração da psicologia forense, tão gravada nas mentes da imprensa e do público como na lei e na política. Um criminoso deve certamente ser uma coisa ou outra.»

Um livro repleto de histórias reais de loucura, maldade e incompreensão, nas livrarias a 21 de julho.