quarta-feira, 20 de julho de 2022

Roteiro literário de José Luís Peixoto



Entre a poesia e a geografia, José Luís Peixoto alarga o conceito de livro de viagem com um roteiro literário aos territórios de António Botto, Camões e Gil Vicente, um périplo por mais de sessenta locais de interesse nos municípios de Abrantes, Constância e Sardoal. Onde chega amanhã às livrarias.

A nova experiência literária de José Luís Peixoto revela o autor no seu melhor e numa ligação profunda aos lugares. «São textos que se relacionam com os lugares e foram escritos concretamente sobre estes lugares, mas trazem várias ideias», explica o escritor, sobre os fragmentos de prosa poética que compõem esta viagem. 

Sobre o Autor

José Luís Peixoto nasceu em Galveias, em 1974. É um dos autores de maior destaque da literatura portuguesa contemporânea. A sua obra ficcional e poética figura em dezenas de antologias, traduzidas num vasto número de idiomas, e é estudada em diversas universidades nacionais e estrangeiras. Em 2001, acompanhando um imenso reconhecimento da crítica e do público, foi atribuído o Prémio Literário José Saramago ao romance Nenhum Olhar. Em 2007, Cemitério de Pianos recebeu o Prémio Cálamo Otra Mirada, destinado ao melhor romance estrangeiro publicado em Espanha. Com Livro, venceu o prémio Libro d’Europa, atribuído em Itália ao melhor romance europeu de 2012. Em 2016, com Galveias, recebeu no Brasil o Prémio Oceanos para a melhor obra literária em língua portuguesa do ano anterior. As suas obras foram ainda finalistas de prémios internacionais como o Femina (França), Impac Dublin (Irlanda) ou o Portugal Telecom (Brasil), entre outros. Na poesia, Gaveta de Papéis recebeu o Prémio Daniel Faria e A Criança em Ruínas recebeu o Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores. Em 2012, publicou Dentro do Segredo – Uma viagem na Coreia do Norte, a sua primeira incursão na literatura de viagens. As suas mais recentes obras são Regresso a Casa (2020), na poesia, e Almoço de Domingo (2021), na prosa. Os seus romances estão traduzidos em mais de trinta idiomas.