sexta-feira, 8 de julho de 2022

Pela primeira vez dois livros num só: «Escrítica Pop» e «O Ovo e o Novo» de Miguel Esteves Cardoso



A Bertrand Editora continua a publicar novas edições das obras de Miguel Esteves Cardoso, projeto a que deu início em outubro de 2020. Escrítica Pop, um dos livros de culto do autor e um verdadeiro manual da música Pop/Rock, chega às livrarias a 14 de julho numa edição com Ian Curtis, emblemático vocalista da banda Joy Division, em grande destaque na capa do livro. Esta edição tem quase o dobro do tamanho das edições anteriores, porque inclui um livro praticamente inédito – O Ovo e O Novo – que completa o texto original. Enquanto Escrítica Pop se debruça sobre a música do começo dos anos 80, O Ovo e o Novo é dedicado à música da década de 70.

O livro conta com prefácio de Manuel Falcão, fundador do Blitz, e posfácio de MEC – ambos escritos propositadamente para esta edição.

A nova edição de Escrítica Pop chega às livrarias quinta-feira, dia 14 de julho.

«Aconselho os leitores a lerem um dos textos do livro: “Como Ser Um Crítico de Rock – Um Guia Prático”, publicado em 1981 na revista Música & Som. É delicioso, ainda agora, lê-lo e imaginar a cara de muitos dos que na época escreviam sobre música e pensar, até, como o que lá está escrito se mantém ainda hoje tão verdadeiro, não apenas na música, mas também em muitas outras coisas. Outro texto incontornável, antes de sermos arrastados nas páginas seguintes para a voragem dos anos 80, é “O Livro Negro da Música Pop: Os Piores de ‘70”. Por falar nos anos 70, esta nova edição da Escrítica Pop redescobre um texto pouco conhecido de Miguel Esteves Cardoso, que é verdadeiramente um dos melhores guias musicais que conheço: “O Ovo e O Novo – (Uma) Discografia Duma Década de Rock, 1970-1980”.» Do prefácio de Manuel Falcão