terça-feira, 26 de julho de 2022

Grandes Figuras Excêntricas da História de Portugal



Depois do sucesso de Grandes Mistérios da História de Portugal, a historiadora Fátima Mariano está de regresso com o segundo título desta série, intitulado Grandes Figuras Excêntricas da História de Portugal, que a Contraponto publica a 4 de agosto. Neste novo livro, ficamos a conhecer algumas das figuras mais excêntricas e bizarras do nosso país. Aliando o grande rigor histórico ao ritmo de uma narrativa que quase se assemelha a uma ficção, esta obra centra-se nas histórias de vida de personagens extraordinárias da História de Portugal  desconhecidas do público, como o homem-macaco de Aveloso, em quem Edgar Rice Burroughs se terá alegadamente inspirado para criar o Tarzan; o Rei do lixo, a quem se deve a construção da enigmática Torre do Inferno, em Coina; ou ainda Luciano Moreira, que salvou um número indeterminado de vidas durante a epidemia de peste bubónica que assolou a Lisboa de finais do século XIX/início do século XX graças ao seu exímio talento… como caçador de ratos.

Aberrações, empreendedores, loucos e heróis: neste livro, apresentam-se algumas das Grandes Figuras Excêntricas da História de Portugal.

Sobre a Autora

Fátima Mariano nasceu em Lisboa, em 1975. Licenciada em Ciências da Comunicação, mestre e doutora em História Contemporânea, é jornalista desde 1997 e investigadora do Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH desde 2011. Trabalhou como jornalista no Diário de Notícias e no Jornal de Notícias. Em maio de 2018, fundou o jornal digital Os Bichos. Ganhou por duas vezes o Prémio de Jornalismo do Hospital Veterinário Montenegro (2011 e 2012) e o Prémio da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República - Programa de edição de tese e dissertações (2011). É autora dos livros As Mulheres e a I República e Grandes Mistérios da História de Portugal (Contraponto, 2019).