Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Completamente Deslocados
Redouane Mahrez trabalhava numa fábrica de colchões em França quando, justamente na altura em que lhe foi prometida uma promoção a chefe de equipa, vem a descobrir que a empresa iria ser transferida para a Índia. Depois de reclamar com os superiores, fica combinado que, se aceitar o cargo, passaria a ganhar o dobro. Determinado a amealhar dinheiro para melhorar de vida, convence a namorada a acompanhá-lo e aceita o desafio. Mas, assim que recebe o primeiro ordenado em solo indiano, apercebe-se de que foi enganado: o salário duplicado será pago em rupias, e não em euros. Fiel ao espírito combativo francês, Redouane decide ensinar aos seus novos colegas uma das especialidades do seu país: as aguerridas técnicas de fazer greves e manifestações.
Esta comédia social tem realização dos irmãos Ali e Redouane Bougheraba – que também protagoniza e assina o argumento juntamente com Germain Blot e Cédric Dosne. O elenco conta ainda com Vanessa Guide, Antoine Gouy, Josiane Balasko e Ahassan Uddin.
Mundo Jurássico - Renascimento
Cinco anos após o caos que alterou para sempre o curso da história em “Mundo Jurássico: Domínio”, os dinossauros foram confinados a um local bem distante e inacessível. Agora, com o objectivo de desenvolver um medicamento revolucionário capaz de salvar milhões de vidas, Zora Bennett é escolhida para liderar uma missão de alto risco, acompanhada pelo prestigiado paleontólogo Dr. Henry Loomis e pelo especialista em sobrevivência Duncan Kincaid.
A expedição leva-os à Ilha Saint-Hubert – outrora centro de pesquisa da InGen e berço do lendário Parque Jurássico – onde deverão recolher ADN das três maiores criaturas pré-históricas alguma vez conhecidas. Mas nada os poderia preparar para o que estavam prestes a enfrentar.
Quarto filme da série “Mundo Jurássico” e sétimo da saga "Parque Jurássico" (que tem por base os livros do escritor Michael Crichton), este filme de aventura é realizado por Gareth Edwards e escrito por David Koepp, argumentista dos dois primeiros capítulos da trilogia original. O elenco de actores reúne Scarlett Johansson, Jonathan Bailey, Mahershala Ali, Rupert Friend, Manuel Garcia-Rulfo, Luna Blaise, David Iacono, Audrina Miranda, Bechir Sylvain, Ed Skrein, Philippine Velge, Niamh Finlay e Dylan Bickel, entre outros.
Comboio do Árctico
Verão de 1941. No auge da Segunda Guerra Mundial, quando as forças alemãs pareciam invencíveis, um comboio de 35 navios civis, transportando abastecimentos, deixou a Islândia rumo à União Soviética. Apesar da protecção da marinha aliada, falhas graves de comunicação expuseram as embarcações aos ataques implacáveis da aviação e da armada alemãs. Isolados no Árctico e sem alternativas de fuga, os marinheiros são então encorajados pelo seu comandante a enfrentar o medo e prosseguir viagem, de modo a entregarem o carregamento que poderá salvar inúmeras vidas.
Inspirado em factos verídicos, o filme é realizado por Henrik Martin Dahlsbakken (“Munch”) e conta com argumento de Harald Rosenløw-Eeg e Lars Gudmestad. No elenco figuram os actores Tobias Santelmann, Anders Baasmo, Heidi Ruud Ellingsen, Adam Lundgren, Olav Waastad e Preben Hodneland.