segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

O lado obscuro da fama



Na sua estreia na literatura, Rute Lourenço leva o leitor ao mundo dos famosos, onde nem tudo o que reluz é ouro.

Telhados de vidro é o romance de estreia da jornalista Rute Lourenço, que apresenta uma história sobre fama, ilusões e aparências.

A trama acompanha a vida de um power couple português: Isabel, atriz de sucesso das novelas de prime time, e Manuel Bettencourt, apresentador de um programa da manhã líder de audiências. Entre eles, tudo parece perfeito. À luz dos holofotes, o casal tem uma vida com que muitos sonham. Mas, dentro de quatro paredes, a realidade na luxuosa mansão onde vivem é tudo menos cor-de-rosa. Isabel toma então a decisão de expor os segredos não só do casamento, mas também de toda a indústria…

A narrativa, que prende o leitor da primeira à última página, acompanha a vida de uma mulher corajosa, desde a infância no Alentejo até aos dias de hoje, que se vê enredada numa teia de opressão e violência.

Telhados de Vidro vai muito além do glamour e do lado obscuro da fama. A obra mergulha nos recantos mais difíceis da experiência feminina e da exposição mediática, abordando temas como a violência doméstica e o assédio sexual. Numa era em que o movimento Me Too expôs as dinâmicas de poder abusivas em todos os setores, incluindo o mundo do espetáculo, o livro ganha uma ressonância particular.

Sobre a Autora

Rute Lourenço nasceu em Faro, em 1982, mas o curso de Jornalismo, na Escola Superior de Comunicação Social, levou-a a mudar-se bem cedo para Lisboa, cidade que a foi apaixonando. Começou a trabalhar como jornalista em 2004, na revista Sábado; passou pelos jornais A Bola e 24 Horas e acabou por se estabelecer na redação do Correio da Manhã, onde foi editora da revista Vidas. Depois do nascimento da filha, em 2021, soube que estava na altura de abrandar. Passou a trabalhar como freelancer, colaborando atualmente com o site FLASH! e com a revista TV Guia, e conseguiu finalmente arranjar tempo para escrever outro tipo de histórias. Telhados de vidro é o seu primeiro romance.