quinta-feira, 2 de julho de 2015

Som tão alto que o consegue ver


A Sony põe à prova a potência sonora das suas colunas MHC-V7D numa recriação "cimática" do êxito discográfico "Hideaway" de Kiesza

Numa fusão de experiências cimáticas, a Sony criou um vídeo fantástico que alia luz, cor e som, para demonstrar as incríveis capacidades de iluminação e pressão sonora da sua nova coluna MHC-V7D. O Sistema Áudio de Alta Potência é um autêntico festivaleiro, capaz de pôr qualquer coisa a mexer. No vídeo, usa a cimática (a representação visual do som) para fazer a terra, a água e a tinta dançar ao som do grande sucesso "Hideaway" de Kiesza, num esforço para tornar a sua potência verdadeiramente visível.

Este incrível efeito de cimática foi descoberto em 1680 por Robert Hooke e remete para o estudo de tornar o som visível, normalmente através do deslocamento de partículas sobre membranas ou placas vibratórias. Nesta experiência, as vibrações foram criadas pelo som potente do MHC-V7D da Sony.

Alberto Ayala, director de Visão e Som na Sony Europe, afirma: "O MHC-V7D conjuga de uma forma incrível os efeitos visuais e áudio, incluindo o controlo por gestos e colunas de LEDs, que criam uma experiência de som única. A beleza da cimática está no facto de criar literalmente efeitos visuais a partir da pressão sonora do MHC-V7D, combinando as componentes áudio e visual de tal forma, que as pessoas irão ver o "Hideaway" com uma luz completamente nova, como se estivessem a ouvi-lo através dos nossos sistemas áudio de alta potência."

Trabalhando em colaboração com o pioneiro arquitecto de inovação Yifei Chai e a sua equipa, do estúdio de produção criativa Unit 9, o vídeo da Sony leva-o ao coração do MHC-V7D, onde a área ressonante, a tinta dançante, as esculturas de água sonoras e o ferrofluido são manipulados de forma visualmente cativante. O vídeo embarca numa viagem fascinante no interior do MHC-V7D, navegando pela coluna desde o momento em que ela é ligada e levando o espectador o mais perto possível do misterioso mundo do som.

No vídeo, o woofer cria vários efeitos visuais, concebidos para permitirem uma coordenação com os instrumentos, picos de som e vocais em "Hideaway", imitando assim a viagem da música, desde o seu início escuro e tranquilo até ao esplendor visual final, que traz à vida a ciência do som.

Esculturas de água sonoras, criadas mediante a utilização de uma placa de Petri com vodka e colocada no subwoofer do MHC-V7D, transformando o caminho invisível em círculos concêntricos, que disparam em conjunto com os vocais da música.

A potência do áudio é então visualizada através de uma cativante Placa de Chladni, uma placa metálica fina coberta de areia e fixa acima da coluna, permitindo que o belo efeito das audiofrequências de "Hideaway" possa ser visto manipulando a areia num conjunto de padrões que possibilitam a visualização da ressonância da música.

O ferro fluido foi usado para demonstrar os fantásticos controlos por gestos do MHC-V7D. Contendo partículas minúsculas (~10 nm de diâmetro) de um sólido magnético suspenso num meio líquido, o ferrofluido possui as propriedades fluidas de um líquido e as propriedades magnéticas de um sólido. Usando electroímans sincronizados com o ritmo de "Hideaway", o ferrofluido transforma-se ritmicamente numa exibição de picos abstractos, que demonstram os impressionantes graves da música, reagindo de forma sincronizada com a música, enquanto representa o modo mãos livres que lhe permite interagir com o MHC-V7D através dos seus controlos por gestos. O ferrofluido fica, então, iluminado com luzes que combinam com o espaço ajustável das colunas, que ilumina as luzes da festa, também sincronizadas com o ritmo.

Finalmente, para demonstrar atecnologia Smart High Power da coluna, que cria uma incrível pressão sonora de 1550 w e graves estrondosos, um conjunto de três telas dançantes foi colocado directamente no woofer. À medida que "Hideaway" toca, a tinta é disparada em ultra câmara lenta, "saltando" ao ritmo da música, as cores misturam-se e glóbulos de tinta caem, pintando visualmente uma imagem através da utilização da potência e da pressão sonora do MHC-V7D.

Por fim, a câmara retira-se da coluna à medida que desaparece da música.

O Diretor do Unit 9, Cole Paviour,foi escolhido pela Sony para esta aventura devido  ao seu historial de psicologia através da atractiva fotografia cinemática, que demonstrou a sua liderança numa nova geração de filmagem digital. Acerca deste projecto, o inovador artista afirmou: "Foi um verdadeiro privilégio colaborar com a Sony neste projecto, e uma excelente oportunidade para explorar e experimentar a cimática, dando vida ao imenso poder da tecnologia de colunas da Sony.

O nosso objectivo foi dar ao público uma experiência sensorial incomparável; uma experiência que reflectisse as sensações adquiridas quando se está no mesmo espaço que estes produtos.

Os resultados são incríveis: padrões geométricos formados pelas vibrações de audiofrequências específicas, água que imita na precisão a gama dinâmica dos vocais, e ferrofluido que dança e evolui para formações espectaculares graças a electroímans accionados pelas notas de base."

O MHC-V7D da Sony foi concebida para converter a sua casa numa pista de dança épica — este novo sistema de Áudio de Alta Potência visa criar as melhores qualidade de som e níveis de volume possíveis, para que obtenha a sensação eléctrica de estar a dançar com os seus amigos num clube nocturno de primeira classe.


Informações sobre o produto

MHC-V7D - Graves estrondosos e novas funcionalidades num design compacto

O sistema MHC-V7D oferece graves estrondosos com 1550 W[1] de pressão de som (RMS 1440 W, 105.5dB SPL) graças à nova tecnologia Smart High Power da Sony,concebida para aumentar a pressão acústica. Com a tecnologia Clear Audio+™ da Sony para optimizar as definições de áudio com apenas um toque e o Modo Futebol que melhora a atmosfera dos eventos desportivos, o MHC-V7D proporciona um som ideal para cada ocasião, quer esteja a dar uma festa, a ver um jogo ou a desfrutar de uma noite tranquila em casa.

Optimize as suas faixas favoritas com efeitos sonoros de DJ e Sampler de fácil controlo, tais como reacções do público e buzinas de reggae, ou adicione a sua própria voz às suas músicas favoritas com duas entradas de microfone para Karaoke. Além disso, o potente MHC-V7D também lhe oferece a possibilidade de melhorar a atmosfera da sua pista de dança, projetando padrões de luz pela divisão, graças à iluminação de festa integrada e ajustável, sincronizada com o ritmo da música.

A nova tecnologia de Controlo de Gestos do MHC-V7D permite-lhe transcender o mundo dos DJs, controlando facilmente a música e a iluminação da sua festa com apenas um gesto.

Ligue o seu smartphone, tablet ou computador portátil ao sistema de colunas através de NFC™ e Bluetooth®, para efectuar o streaming sem fios e ouvir as suas listas de reprodução no MHC-V7D. Mantenha o controlo total da música e da iluminação, adicione efeitos de DJ e desfrute da reprodução de voz com a nova aplicação Fiestable da Sony, enquanto se diverte com os seus amigos.Transfira simplesmente a aplicação a partir do Google Play™ ou da App Storee ligue o MHC-V7D ao seu dispositivo inteligente, que irá então funcionar como um telecomando.

Esta verdadeira experiência de DJ está incluída num design de caixa única compacta. Contudo, caso sinta a necessidade de acordar verdadeiramente os seus vizinhos, pode utilizar o Modo Party Chain para ligar e sincronizar o MHC-V7D com outros sistemas de áudio de alta potência compatíveis, tais como o SHAKE-X3D ou o SHAKE-X1D.

O Sony MHC-V7D está agora disponível por 690,01 euros em www.sony.pt.

ECO2 : uma nova assinatura para os modelos mais económicos e mais respeitadores do ambiente


O Grupo Renault foi o primeiro a lançar, em 2007, uma assinatura (eco2) que permitia aos seus clientes identificar facilmente os modelos da sua gama com menores emissões de CO2 e menores consumos. 

Hoje, a Renault reafirma a sua política de redução da sua pegada de carbono com uma nova assinatura. E, mesmo se a nova assinatura conserva a mesma designação, os critérios da nova assinatura ECO2 são reforçados. Na gama da Renault, esta nova assinatura destina-se a uma selecção das versões, dentro de cada gama, com as mais reduzidas emissões de CO2 e ilustra a contínua preocupação da marca com a redução das emissões de CO2 dos seus modelos térmicos.

Esta nova assinatura responde, também, à política ambiental do Grupo Renault que visa reduzir a sua pegada de carbono global a uma média de 3% por ano, por automóvel vendido, incluindo todas as etapas do ciclo de vida de um automóvel desde a concepção à sua destruição em fim de vida.

“A assinatura ECO2 exprime o desejo da Renault de propor aos seus clientes uma gama de versões térmicas de elevados desempenhos e acessíveis a todos, de forma a reduzir a pegada de carbono e as necessidades de petróleo.” - Jean-Philippe Hermine, Director do Plano Ambiental  do Grupo Renault

Destinada apenas às motorizações térmicas da marca Renault, a nova assinatura ECO2 aplica-se somente a uma selecção de versões com as mais baixas emissões de CO2 em cada modelo.

Os critérios de atribuição da assinatura ECO2 são, assim, mais exigentes, que os da anterior assinatura eco2 que era atribuída a todas as versões de automóveis particulares cujas emissões de CO2 fossem inferiores às 120 g/km, que fossem produzidos em fábricas com a certificação ambiental ISO 14001, que fossem recicláveis em pelo menos 85% da sua massa e que integrassem, na sua produção, pelo menos 7% de plásticos oriundos de reciclagem (critério introduzido em 2011).

A nova assinatura ECO2 permite identificar imediatamente, no seio da gama Renault, a motorização mais sóbria de cada modelo por tipo de combustível e de caixa de velocidades. E o cliente terá igualmente a segurança de saber que um modelo ECO2 tem uma eficiência enérgica que está entre as melhores do seu segmento.  

Valorizar os progressos tecnológicos da Renault 

A nova assinatura ECO2 irá reflectir, de agora em diante, de forma dinâmica e evolutiva os progressos tecnológicos realizados pela Renault no que diz respeito à redução das emissões de CO2 da sua gama de modelos térmicos.
A estratégia ambiental do Grupo Renault inscreve-se numa dinâmica de progresso contínuo. Por um lado para reduzir a pegada ambiental a cada nova geração de modelos e, por outro lado, para colocar estes modelos no topo do mercado no que diz respeito à sua eficiência energética.

A atribuição da assinatura ECO2 será, portanto, periodicamente revista para levar em consideração os progressos tecnológicos da marca. E já em 2015, a nova assinatura permite identificar, de forma selectiva, quais os grupos motopropulsores com os melhores níveis de eficiência energética.


O Kadjar é o primeiro modelo elegível para a nova assinatura ECO2
Nas suas versões diesel Energy dCi 110, em caixa manual ou caixa automática EDC, o Kadjar é o primeiro modelo da gama Renault a receber a nova assinatura ECO2. Estas versões, com apenas 99 g/km de CO2, possuem as mais baixas emissões de todos os crossovers do segmento C (todas as marcas incluídas).

A partir de Setembro de 2015, a nova assinatura ECO2 irá distinguir as versões mais eficientes dos modelos Renault actualmente em comercialização na Europa. Os grupos motopropulsores dos futuros modelos da Renault serão desenvolvidos para serem elegíveis para a obtenção da assinatura ECO2 logo no seu lançamento.


“Com as versões ECO2 o cliente ganha duplamente porque os grupos motopropulsores que emitem menos CO2 são também os de menores consumos.” - Jean-Philippe Hermine, Director do Plano Ambiental do Grupo Renault

A assinatura ECO2 ilustra o compromisso do Grupo Renault com a mobilidade sustentável acessível a todos que encoraja a aquisição de automóveis térmicos mais amigos do ambiente e mais económicos em utilização.

Esta estratégia complementa os esforços pioneiros do Grupo Renault para desenvolver soluções de mobilidade ainda mais respeitadoras do ambiente mas sempre acessíveis a um máximo de clientes. A gama Renault de veículos 100 % eléctricos ou a exploração de um veículo híbrido recarregável apresentado no protótipo EOLAB são os melhores exemplos.

Em 2007 o Grupo Renault foi o primeiro construtor a lançar uma assinatura ambiental. A assinatura eco2 permitia aos consumidores identificar, dentro da gama da Renault, as versões mais respeitadoras do ambiente em todas as etapas do ciclo de vida dos automóveis: em utilização mas também no fabrico e em fim de vida.

Para receber a assinatura eco2, o automóvel devia:

- Emitir menos de 120 g/km de CO2 ;

- Ser produzido numa fábrica com certificação ISO 14001;

- Ser reciclável em 85% da sua massa e conter, pelo menos, 5% de materiais plásticos reciclados (este critério foi reforçado, em 2011 para a obrigatoriedade de 7% de plásticos oriundos de reciclagem).

Hoje, e desde 2008, 100 % das fábricas do Grupo Renault possuem a certificação ISO14001. A gestão ambiental aplicada em todas as fábricas permitiu, e permite, reduzir progressivamente os consumos de energia e de água, bom como das emissões aquosas ou atmosféricas. Os resultados são regularmente auditados e certificados e contribuem para a redução da pegada ambiental de todos os veículos.

Os automóveis do Grupo Renault produzidos na Europa contêm 30% de materiais reciclados e a Renault é líder na integração de plásticos reciclados em cada automóvel com uma taxa de 13% em 2014. Os modelos do Grupo Renault são recicláveis a 85% e valorizáveis em 95% da sua massa, 

ECO2: A Renault compromete-se a reduzir a sua pegada ambiental  

A nova assinatura ECO2 faz eco do compromisso assumido pela empresa, no seu plano estratégico Renault Drive The Change, de reduzir anualmente, e em média, a sua pegada de carbono mundial* em 3 % por cada veículo vendido no mundo entre 2010 e 2016 e reduzir a pegada ambiental dos seus veículos ao longo de todo o ciclo de vida, o que constitui uma novidade na indústria automóvel a nível mundial. 

O Grupo Renault está na trajectória para atingir este seu objectivo já que entre 2010 e 2014 a empresa evitou a emissão de 10,1 milhões de toneladas de CO2, o que, como exemplo, corresponde às emissões anuais de uma cidade de mais de 900 000 habitantes. 

O Grupo Renault consagra, em cada ano, cerca de 60% dos seus gastos em I&D na redução do seu impacto sobre o ambiente e, desde 2007, que o grupo se concentrou no downsizing dos seus grupos motopropulsores térmicos. Para além disto, a engenharia da Renault trabalha em permanência para reduzir as necessidades de energia dos automóveis nomeadamente através da redução da massa, da aerodinâmica e da resistência ao rolamento.

Mas, as versões ECO2 não serão as únicas a contribuir para a diminuição da pegada de carbono do Grupo Renault. A oferta do Grupo inclui já 4 modelos com emissões de CO2 inferiores às 100 g/km: Twingo, Clio, Captur e Mégane.
Em 2015, 14 das 19 versões que serão lançadas irão igualmente emitir menos de 100 g/km de CO2. O Renault Kadjar, na sua versão Energy dCi 110, comete a proeza de emitir apenas 99 g/km de CO2, independentemente da caixa de velocidades. Com este resultado o Kadjar tem as menores emissões de todo o mercado de crossovers do segmento C.

A diminuição das emissões de CO2 em utilização tem sido bastante significativa e contínua. A título de exemplo, as emissões do Clio diminuíram 22,5 % em 5 anos (106 g/km para o Clio III 1.5 dCi 85 eco² e 82 g/km de CO2 para o Clio IV Energy dCi 90 ECO2). Esta importante redução corresponde a uma economia de combustível de 1 l/100 km apesar do aumento da potência (85 cv para o Clio III e 90 cv para o Clio IV). 

Diminuir a pegada ambiental a cada nova geração em todo o ciclo de vida do automóvel

O Grupo Renault assegura e controla o respeito do seu compromisso de redução da pegada ambiental dos seus modelos a cada nova geração. A metodologia ACV (Análise do Ciclo de Vida – ver abaixo), aplicada na Renault desde 2004, avalia os impactos ambientais em todo o conjunto do ciclo de vida.

Os ACV são realizados a montante do ciclo de concepção dos modelos, para analisar os impactos e benefícios potenciais das inovações tecnológicas e, a jusante, para confirmar e medir a redução dos impactos ambientais de uma geração face à precedente.


quarta-feira, 1 de julho de 2015

Artemrede está a receber propostas para a programação de 2016


A Artemrede está a receber propostas para a programação de 2016. Até 24 de Julho de 2015 as companhias e os artistas profissionais interessados poderão submeter, através de formulário disponível no site www.artemrede.pt, propostas de espectáculos de todas as áreas artísticas, oficinas e actividades de formação, sessões ou ciclos de cinema. Existe um formulário específico para espectáculos e outro para actividades educativas / paralelas. 

A programação da Artemrede pode ser apresentada e desenvolvida em teatros, assim como noutros equipamentos culturais, em escolas, em espaços não convencionais ou no exterior.

De acordo com as opções estratégicas definidas no seu Plano Estratégico e Operacional 2015-2020, a Artemrede valoriza a programação de projectos integrados ou que estabeleçam uma relação de proximidade com o território e com as populações.

Primeiro ferry eléctrico do mundo


O primeiro ferry eléctrico de passageiros do mundo alimentado a baterias já está em funcionamento na Noruega e assegura uma rota com seis quilómetros. O ferry utiliza 150 kWh para cumprir a rota - o que equivale a três dias de utilização de electricidade de uma família norueguesa - , e devido ao recurso a baterias alimentadas a energia hidráulica a empresa detentora do barco, a Norled, já conseguiu reduzir os seus custos em combustível em cerca de 60%.


 Também a Siemens tem contribuído para a evolução do sector dos transportes através, por exemplo, do centro de competências de eTicketing/ Bilhética instalado no nosso país.

Este centro, responsável pela concepção, desenvolvimento e fornecimento de soluções de bilhética interoperável para sistemas de mobilidade, já instalou soluções em dezenas de estações das duas maiores linhas suburbanas de Lisboa – Sintra e Cascais - , em projectos desenvolvidos para a CP.

TNDM II - programação Temporada 2015-2016


O lançamento da Temporada 2015-2016 do TNDM II aconteceu na passada 2ª feira pelas 18h, na Sala Garrett. Esta será a primeira temporada do TNDM II desenhada por Tiago Rodrigues que, desde Janeiro, assume a direcção deste Teatro em conjunto com Miguel Honrado, Cláudia Belchior e Sofia Campos.

A programação da nova Temporada encontra-se organizada em cinco linhas: 


  • EM CENA
  • CRESCE E APARECE (infância e juventude)
  • LUZ DE TRABALHO (formação e pesquisa)
  • PAPEL DE PAREDE (exposições e exposições) 
  • ESTRADA FORA (digressões).


A Temporada 2015-2016 inclui espectáculos dos encenadores e colectivos Ana Borralho & João Galante, Comédias do Minho, Gonçalo Amorim, Jorge Andrade, Madalena Victorino, Mickaël de Oliveira, Miguel Castro Caldas, Pedro Gil e Raquel Castro, Miguel Loureiro, Projecto Teatral, Rodrigo García, Rui Catalão, Rui Horta, Sandra Faleiro, Tiago Rodrigues, Tónan Quito, entre outros, e ainda colaborações com a Companhia Nacional de Bailado, Teatro Nacional de São Carlos, S. Luiz Teatro Municipal e Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

Era uma Vez em Angola, o primeiro romance de Guilherme Valadão


«A história é real, aconteceu. E é também a história da minha vida, romanceada.»

Era uma Vez em Angola é o primeiro romance de Guilherme Valadão (nascido em Angola em 1940). Conta a história de um rapaz que foge de casa aos dez anos, escapando a um pai violento. Durante a puberdade e adolescência, João Botelho enfrenta todos os riscos de viver na rua até chegar finalmente ao seu destino. Enfrentando os perigos da selva, seguia o seu sonho de tornar-se homem num ambiente seguro. Uma narrativa herdeira do Mogli de Kipling, que acompanha o crescimento de uma criança em Angola nos anos 50.




Começa hoje, 1 de Julho, a 11ª edição do Jazz im Goethe-Garten


A 11ª edição do festival tem lugar de 1 a 16 de Julho no jardim do Goethe-Institut em Lisboa, um verdadeiro éden para passar os finais de tarde estivais com a melhor companhia de sempre: a música!

Este ano o Jazz in Goethe-Garten apresenta oito concertos de grupos provenientes de oito países europeus: Portugal, França, Áustria, Suíça, Espanha, Luxemburgo, Itália e Alemanha.  

O festival volta a ter um concerto de piano solo, desta vez com o consagrado músico espanhol, Agustí Fernández, que o semanário Village Voice de Nova Iorque descreve como “um dos exploradores mais importantes da música criativa de Espanha, combinando um estilo único e poderoso e um amplo conhecimento do piano clássico do século XX com a improvisação”. 

A electrónica, combinada com a expressão jazz & improvisação marca uma forte presença no Jazz im Goethe-Garten com três trios: Albatre, grupo português radicado em Roterdão, nos Países Baixos, que abre o JIGG 2015 numa intersecção provocadora de free jazz, rock e noise, a formação francesa Jean Louis, que traz uma nova aventura sónica e os italianos Twinscapes que evidenciam a multiplicidade do baixo eléctrico contemporâneo.

Outra característica desta 11ª edição do festival é a presença da voz no projecto Arcanum dos suiços Andreas Schaerer e Lucas Niggli e no Quarteto KUU da Alemanha, concerto de encerramento do festival que conta em palco com a cantora e actriz Jelena Kuljic.

Ainda com o objectivo de mostrar mais tendências desalinhadas do jazz mais tradicional, o JIGG traz ainda dois quartetos originais:  o post rock instrumental dos luxemburgueses No Metal In This Battle e o radio.string.quartet.vienna, quarteto de cordas austríaco de excepção com um repertório focado no legado de Joe Zawinul, co-fundador do Weather Report. 

O Jazz im Goethe-Garten conta com a direcção artística de Rui Neves e a organização do Goethe-Institut Portugal. 

EDP Beach Party - Horários disponíveis


Já só faltam 2 dias para a maior Beach Party da Europa!

Sexta e sábado, a Praia do Aterro, em Matosinhos, volta a ser o cenário da maior festa de música electrónica em Portugal.

Os horários das actuações dos melhores DJs do mundo foram anunciados:


Numa super estrutura montada em plena areia, os DJs confirmados prometem animar os muitos milhares que já garantiram a entrada na Maior Beach Party da Europa.

Informação útil:

Transporte
De forma a garantir a chegada e o regresso nas perfeitas condições de segurança, a Nova Era realizou parcerias com a CP e a Allabord que farão o transporte até ao recinto.
Todas as condições em beachparty.radionovaera.pt

Campismo
A Nova Era estabeleceu uma parceria com o campismo Orbitur de Angeiras que vai permitir aos festivaleiros descansarem no parque a um preço especial e com todas as comodidades, incluindo o acesso à Piscina e transfer para o recinto.

Hotéis
Para quem não é fã de acampar, a Nova Era celebrou acordos com vários hotéis da zona, que oferecem descontos entre os 5% e os 30% mediante a apresentação do bilhete da EDP Beach Party. Todos os detalhes aqui.

VIP
Para quem quer estar na festa numa zona privilegiada, há acessos VIP à venda, para um dia e para o fim de semana. O passe VIP inclui acesso a uma zona restrita e lounge do festival onde poderão ter contacto com várias figuras públicas, bem como alguns artistas e inclui duas bebidas.

Desfrute da mais recente experiência áudio "zen" em casa com a arte do "Sound Shui"


O "Sound Shui" leva mais longe o Feng Shui, a arte chinesa da "harmonização de ambientes", oferecendo uma perspectiva da interacção entre o som e a música, bem como do modo como afectam a harmonia no interior da casa, o nosso estado de espírito e o nosso desempenho. Algo tão simples como ter o sistema de som certo, como é o caso do sistema de áudio Multi-Room da Sony, e posicioná-lo no local certo pode influenciar verdadeiramente uma vida harmoniosa.

Jan Cisek, especialista em "Sound Shui" explica: "O som é vibração. O som é energia (chi). E, em casa, é importante manter a energia a fluir, pois isso trar-lhe-á mais momentos mágicos em todos os aspetos da sua vida: familiar, amorosa, profissional e de felicidade."

"Pense, por breves instantes, na sua casa. Certamente conseguirá identificar áreas em que não sente harmonia, que lhe parecem estagnadas, onde se sente bloqueado. Aplique o pensamento "Sound Shui" a essas áreas."

Jan identificou as seguintes dicas "Sound Shui":

1. Identifique as áreas chave da sua casa: melhore a sua vida

Coloque esta matriz de Feng Shui (o Bagua) sobre uma planta da sua casa ou divisão, de tal modo que a porta fique na parte inferior da página. Estará sempre na área do conhecimento, da carreira ou dos amigos.

Compare os seus pensamentos acerca de áreas da sua vida que não estão a correr na perfeição com as nova áreas do seu quarto, de acordo com o Bagua. Pense cuidadosamente sobre o local mais eficaz para colocar o seu sistema de som Multi-Room da Sony e as respetivas colunas, com vista a melhorar a sua vida.

Não tem a certeza? Bem, poderá colocar o sistema principal na área mais importante para si ou estimular o local onde passa a maior parte do tempo. Ou então, ao colocar o sistema de som na área de relacionamento/amor da sua sala de estar ou do seu quarto, estará a criar mais harmonia e paixão neste aspeto da sua vida.

2. Sala de estar / salão: relaxamento criativo

Tem uma sala de estar ou um salão? Há uma distinção clara.

Pode ter ambos, tendo música num foco importante do seu espaço e reproduzindo música, que tanto estimula a criatividade como permite relaxar.

A música é uma escolha individual e que afecta pessoas diferentes de forma diferente, pelo que é completamente livre para escolher a música que o fizer sentir melhor, activo, estimulado, relaxado, criativo ou romântico – como se quiser sentir.

Coloque as colunas no canto da sua sala de estar e tal permitirá encher a divisão com a sua música inspiradora, criando um som surround mais suave, que despertará os seus sentidos, expandirá a sua consciência e imprimirá uma sensação de calma profunda e geral.


3. Cozinha / área de jantar: alimente o seu corpo com o som

A função da comida e da cozinha é unir e alimentar. Quer esteja só ou com amigos, ouça a música que o fortalece ou que ajude a fazer crescer as amizades, caso opte por partilhar a preparação dos alimentos e as refeições. Com produtos portáteis como o SRS-X77, poderá colocar a sua coluna sem fios Multi-room da Sony junto ao fogão e, assim, trazer boas vibrações aos seus alimentos.

4. Quarto de dormir: sono tranquilo

Os nossos quartos de dormir são as divisões mais importantes das nossas casas em matéria de bem-estar. São o nosso refúgio e representam pilares de segurança e conforto.

Ouça música tranquila antes de dormir para que o seu sono seja tranquilo - note que a nossa linguagem já reconhece a importância do som e da harmonia. Ouça algo mais animado e inspirador de manhã para acordar rejuvenescido, com um sorriso na cara e pronto para aproveitar o dia.

Para um conforto e comodidade máximos, coloque o sistema de som Multi-room da Sony próximo da sua cama.

Ou, em alternativa, coloque as colunas junto a uma janela, pois tal irá ajudar a maximizar a acústica da música, assegurando que o quarto fica repleto de um campo harmonioso de som, o que permitirá um maior relaxamento do corpo, atraindo-o para uma boa noite sono.

5. Casa de banho: purifique a sua aura com som puro

As casas de banho destinam-se à limpeza e purificação, e a música pode purificar a energia da divisão e, ao mesmo tempo, retemperar a sua própria energia à medida que purifica o seu corpo. Ouça algo mais animado no seu duche matinal e opte por música mais tranquila para aquele banho relaxante de fim de dia.

6. Jardim: optimize os sons da natureza ou anime a sua festa

Pesquisas demonstram que passar tempo na natureza ou no exterior melhora a saúde e aumenta a felicidade: trata-se da biofilia. Aliás, não é coincidência o facto de este ser também o nome de um álbum da Bjork.

Para além de reproduzir sons da natureza no interior, trazendo saúde para dentro da sua casa, considere melhorar o Feng Shui do seu jardim ou varanda, reproduzindo sons da natureza, como, p. ex., água, pássaros e brisas suaves, também no exterior.

E, quando convidar amigos para uma festa, anime as áreas exteriores, bem como o resto da casa, com uma música bem ritmada – deixe que as colunas Multi-room espalhadas pela casa reproduzam a sua escolha musical e tragam vida à paisagem sonora de cada área.

A Sony possui uma vasta oferta de produtos e opções Multi-room. Da elegante gama de colunas sem fios, o SRS-X77 portátil, o SRS-X88 e o SRS-X99 com áudio de alta resolução até aos recetores AV STR-DN860 e STR-DN1080, às barras de som HT-NT3 e HT-ST9, ao sistema Hi-Fi CMT-SX7 e à base das colunas de televisor HT-XT3, há sempre algum ou vários produtos para todos e para qualquer casa. Através da tecnologia Google Cast, a música pode facilmente ser enviada para as colunas de áudio a partir do seu smartphone ou tablet, ou, em alternativa, ser reproduzida via Bluetooth ou NFC One Touch.


Acerca de Jan Cisek

Jan Cisek (FSSA, MSc) é um consultor líder em Feng Shui e psicólogo ambiental, que conta com mais de 25 anos de experiência nestes campos. Jan está estabelecido em Londres e desenvolve a sua atividade por todo o mundo. Os seus clientes incluem celebridades e grandes empresas. 

7ª Edição do Sumol Summer Fest - Informações úteis


É já amanha que arranca a 7ª Edição do Sumol Summer Fest com a Welcome Party para todos os portadores de passe de 2 dias do festival.
No incrível cenário da Ericeira vai ser possível usufruir do sol quente de verão, ao som da melhor Música, nos primeiros dias de férias com os amigos.


Estão garantidos 3 dias de animação, convívio e grandes concertos. Para que seja possível planear com antecedência o primeiro Festival da estação, toda a informação útil pode ser consultada aqui .