Planície Cantada, apresenta "As Estações do Cante" no Auditório Carlos Paredes (Benfica) a 20, 21, 27 e 28 de setembro. E, com convidados especiais...
Este espetáculo vem dar a conhecer alguns dos diferentes ambientes do Cante Alentejano - Os cantares na rua das janeiras e dos reis, o tradicional Cante ao Menino nas igrejas, o Cante em casa ao serão, as modas dos mastros e o Cante da Liberdade!
Evoca-se também o reconhecimento pela Unesco do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade - O Cante aumentou de tamanho, já não cabe só no Alentejo, o Cante é de todo o Mundo!
Apesar de o cante ser executado basicamente pelo grupo Planície Cantada, existem convidados em todos os quatro espetáculos agendados: a solista Joana Barão, que faz solos no Cante ao Menino e nas modas de baile; a parelha de "compadres", os atores Luís Oliveira e Ulisses Ceia, na transição entre quadros; duas bailadeiras, a Isilda Menezes e a Maria João Simões. Para os cenários, o Arq. Pedro Cabral, aguarelista e "urban sketcher".
Sobre Planície Cantada
Planície Cantada é um grupo coral alentejano fundado em Janeiro de 2019 e está sediado em Benfica, Lisboa. Congrega 27 cantadores, oriundos predominantemente do Baixo Alentejo e residentes, na sua maioria, na grande Lisboa.
Entre cantadores com décadas de experiência de “Cante” e outros menos experientes, é um exemplo vivo da transmissão e divulgação da cultura musical ancestral do povo alentejano, reconhecida pela UNESCO, em 2014, como Património Cultural Imaterial da Humanidade.
O grupo apresenta-se habitualmente com o “traje domingueiro” alentejano do início do séc. XX, podendo envergar o típico “capote alentejano” no inverno, para as apresentações do Cante ao Menino, Janeiras e Reis.
Tendo José Marques como Mestre, rapidamente se afirmou como um digno representante e embaixador da cultura alentejana. Soma já muitas dezenas de apresentações, dentro e fora do Alentejo, em eventos públicos ou privados, sendo considerado por muitos como uma referência no “Cante Alentejano”.
“As Estações do Cante” é o último espetáculo produzido pela Planície Cantada e vem na sequência dos êxitos que foram os espetáculos “Meu Alentejo Querido” e “Sol da Liberdade”. Uma forma diferente e inovadora de apresentar o Cante Alentejano a um público diversificado!