segunda-feira, 29 de setembro de 2025

"O Abominável Mundo Novo" de Nuno Rogeiro



Tendo como ponto de partida a distopia de Aldous Huxley escrita há cem anos, o comentador da SIC procura "identificar o turbilhão em que vivemos e dar-lhe algum sentido".

O mundo está a mudar a uma velocidade vertiginosa. Todos os dias somos confrontados com o que julgávamos não poder acontecer, a cada momento as nossas certezas são testadas. Guerras sangrentas, matanças cruéis, fronteiras imemoriais desabadas, nações arruinadas, sociedades desnorteadas, instituições disfuncionais, famílias e povos estilhaçados, passaram a fazer parte do nosso quotidiano. "Até dentro de portas" notamos as transformações profundas.

"Este livro procura investigar algumas tendências geopolíticas, relacio­nando os lugares físicos da Terra em que se localizam fenóme­nos específicos de organização social e formas de poder. Cabem aqui as transformações da presidência americana ou as guerras na Europa, Médio Oriente e África, entre muitos outros ele­mentos de transição brusca ou controlada. Em 2025, as guerras que nos apoquentam não parecem enfraquecer. Em Portugal, e no universo exterior, tivemos de tudo, excepto, no nosso caso, para o mal e para o bem, a rup­tura total."

Sobre o Autor

Nuno Rogeiro é analista, conferencista e estudioso dos assuntos globais e militares. Autor de vários livros "bestsellers", ocupa um lugar destacado na comunicação social, sendo um rosto muito conhecido da televisão portuguesa. Colabora actualmente com a SIC, onde mantém os programas Jogos de Poder e Leste/Oeste. Influente em círculos europeus e internacionais, está ligado ao Wilton Park, ao Salzburg Global Seminar e ao International Institute of Counter-Terrorism de Herzelyah. Em 2016, foi distinguido pelo Presidente da República com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.