quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Do livro ao ecrã: «E Se Eu Morrer Amanhã?» ganha vida no cinema



O romance E Se Eu Morrer Amanhã?, da escritora portuguesa Filipa Fonseca Silva, vai chegar ao grande ecrã. A produtora UKBAR, responsável pelo êxito internacional Rabo de Peixe, adquiriu os direitos de adaptação cinematográfica da obra, marcando o início de um novo capítulo para esta história que conquistou leitores em Portugal e além-fronteiras.

O projeto foi ainda distinguido pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), ao vencer o concurso para desenvolvimento do guião, garantindo assim os primeiros passos de uma futura produção cinematográfica, que será assinada pela actriz e realizadora Ana Cunha.

“É emocionante ver a Helena a caminho do grande ecrã, sobretudo pelas mãos de uma produtora com provas dadas como a UKBAR. Não tenho dúvidas de que se tornará uma figura icónica do cinema português”, afirma Filipa Fonseca Silva.

O livro, que foi top 5 do Livro do Ano Bertrand 2023 e um dos 10 mais vendidos da Bienal do Rio de Janeiro em 2025, e que em Portugal está publicado pela Penguin, relata a história de uma viúva de 79 anos que, acidentalmente, pega fogo à sala de estar. Obrigada a mudar-se para casa da filha, revela um segredo que deixa a família boquiaberta: uma vida sexual activa. Um romance que reflete sobre os preconceitos em relação às mulheres mais velhas e o enorme tabu em torno da sua sexualidade.

Este não é o primeiro encontro da autora com o universo audiovisual: após a adaptação de O Elevador em 2024 — curta-metragem já disponível no YouTube — mais uma das suas histórias vai ganhar vida na sétima arte.

Sobre a Autora

Filipa Fonseca Silva é autora de vários romances reconhecidos pela crítica e pelo público. A sua escrita, marcada pela exploração das fragilidades humanas e dilemas contemporâneos, tem conquistado leitores dentro e fora de Portugal. É fundadora do Clube das Mulheres Escritoras e presença assídua em eventos literários.