segunda-feira, 8 de setembro de 2025

O Cérebro Ideológico, da neurocientista Leor Zmigrod



A Dom Quixote edita "O Cérebro Ideológico", da neurocientista nascida nos EUA, Leor Zmigrod, livro que António Damáso considera de "leitura obrigatória". Como é que as ideologias moldam o cérebro humano?  Porque é que alguns se radicalizam e outros não? E como podemos libertar as nossas mentes de dogmas tóxicos? Conclui que as ideologias moldam não apenas as crenças, mas também a estrutura dos próprios cérebros. 

Leor Zmigrod revela assim as profundas ligações entre as crença políticas e a biologia do cérebro. Com base na sua investigação expõe a complexa interação entre cognição e ambiente que predispõe alguns indivíduos a terem formas inflexíveis de pensar. Ao desvendar os mecanismos ocultos que orientam as nossas crenças e comportamentos  argumenta que as nossas posições políticas não são superficiais, mas antes desenvolvidas no tecido das nossas mentes. Os seus resultados mostram que os ideólogos de todos os espetros políticos têm dificuldade em alterar os seus padrões de pensamento quando confrontados com novas informações.

Embora alguns indivíduos sejam mais suscetíveis ao pensamento dogmático do que outros, todos podemos esforçar-nos por ser mais flexíveis, e Zmigrod acaba por explicar como podemos manter as nossas mentes abertas face a ideologias extremas. "O Cérebro Ideológico" desafia a resistir ao pensamento a preto e branco e a reavaliar as nossas convicções mais profundas.

"A noção de que os fenómenos políticos existiriam de alguma forma num domínio separado do da regulação da vida humana é pura ficção, como Leor Zmigrod demonstra tão claramente. O seu livro é de leitura obrigatória." António Damásio

"Com as modernas técnicas científicas, podemos agora perguntar até onde conseguem os sistemas ideológicos penetrar na arquitetura do cérebro humano – até onde chega realmente a doutrinação da mente e do corpo. Descobrimos que o cérebro educado pela ideologia é um cérebro que vale a pena explorar. Um estudo minucioso desvenda o que as ideologias podem fazer aos nossos corpos e como as moralidades severas se embrenham nos recessos mais profundos da consciência humana. Esclarece quem tem potencial para o extremismo; porque é que alguns cérebros são particularmente vulneráveis enquanto outros são mais flexíveis e resilientes."

Sobre a Autora
 
Leor Zmigrod é uma cientista premiada e pioneira no domínio da «neurociência política». Estudou na Universidade de Cambridge como Bolseira Gates antes de ganhar uma bolsa de investigação no Churchill College, em Cambridge. Zmigrod publicou mais de 30 artigos revistos por pares e foi bolseira visitante em Stanford, Harvard e nos Institutos de Estudos Avançados de Berlim e Paris. Foi incluída na lista Forbes 30 Under 30 na área da ciência e ganhou numerosos prémios, incluindo o Women of the Future Science Award e o Prémio Glushko. Foi oradora no Hay Festival e no TEDx, e a sua investigação tem sido amplamente divulgada nos meios de comunicação social, nomeadamente no The New York Times, Guardian, Financial Times e New Scientist. Zmigrod aconselha decisores políticos nas Nações Unidas, nos governos do Reino Unido e dos EUA e em diversas organizações internacionais. Este é o seu primeiro livro.