Mais uma vez, tal como acontece em quase toda a sua obra, Yasmina Reza demonstra em Relato de Certos Factos a sua suprema arte de nos observar e de nos fazer pensar. Como num jogo de espelhos, a escritora francesa convoca-nos ao tribunal e explora a discrepância entre a experiência vivida e a natureza da Justiça num romance que chega às livrarias a 18 de setembro, com tradução de Sandra Silva.
Através de testemunhos na barra dos tribunais, Yasmina Reza cria na página uma espécie de teatro do real, em que examina, através dos procedimentos judiciais, as limitações do amor nas relações humanas e a possibilidade de violência que não raras vezes se encontra à flor da pele. Estes textos são intercalados com pequenos episódios e reflexões da narradora, alguns muito breves, que ilustram, noutros cambiantes, a vida vivida e a vida em retrospetiva.
Um livro meditativo e tão comovente quanto inesperado.
Sobre a Autora
Yasmina Reza é dramaturga, argumentista, atriz e romancista, e uma das figuras mais conhecidas das artes do palco francesas. Felizes os Felizes, o seu primeiro livro de ficção publicado em Portugal (Quetzal, 2014), foi galardoado em França com diversos prémios literários, entre eles o Prémio Literário Le Monde 2013 e o Grande Prémio Marie Claire do Romance. Babilónia (Quetzal, 2018) foi distinguido com o Prémio Renaudot 2016. Outros prémios e distinções: Prémio Molière, Prémio Laurence Olivier e Tony.