Os escritores e os leitores, a palavra escrita e lida, e a promoção da leitura, são o foco do programa da 3ª edição desta feira, que decorrerá entre 11 e 14 de setembro de 2025, na zona pedonal do centro histórico de Beja, com muitos momentos de partilha, leituras e muita diversão.
Contando com as parcerias da RELI (Rede de Livreiros Independentes) no Mercado Livreiro, e na programação com a ASSESTA (Associação de Escritores do Alentejo) e o Clube das Mulheres Escritoras, nesta Feira, as atividades, de acesso livre e gratuito, acontecem ao longo do percurso da mesma, em diversos espaços como o Auditório Escritores, Auditório Pais e Filhos, Espaço Leitores, Espaço Consultório Literário e Auditório Espetáculos, entre a Rua Capitão João Francisco de Sousa e o Jardim do Bacalhau.
Estarão presentes livreiros vindos dos quatro cantos do país, alguns deles generalistas, mas outros especializados em literatura feminista e LGBTQIAPN+, literatura e cultura africana, literatura e cultura brasileira e literatura para a infância, todos apaixonados pela leitura e empenhados em sugerir bons livros para comprar.
Afonso Reis Cabral, Gonçalo M. Tavares, Gisela Casimiro, Lénia Rufino, Rita da Nova, Lourenço Seruya, Álvaro Curia e Bernardo Mendonça, são alguns dos mais de 100 escritores e mediadores de leitura que passarão pela Feira (incluindo autores naturais da região de Beja) em tertúlias, sessões de leitura e autógrafos.
Francisco Borges, o “DevoradorSaurius de livros”, César Diogo Pereira, o mais jovem autor português, e Lauryn Teixeira (com origens bejenses), distinguida como uma das 100 crianças prodígio a nível mundial, são os “Jovens embaixadores da leitura” que as famílias poderão conhecer no “Espaço Pais e Filhos”.
No final do dia e noite, no “Auditório Espetáculos”, os artistas que juntam a palavra dos escritores, a memória, a música e a performance, irão fazer com que o dia termine em harmonia.
Ao longo dos 4 dias desta Feira, não vão faltar motivos para se surpreender com as “bicibibliotecas” do Sr. Sabão e do Projeto Roda Livro, ou com as “consultas” especiais no “Espaço Consultório Literário”.
E quem sabe ainda encontra o seu escritor preferido num dos recantos da Feira.
Tudo bons motivos para ir até à Feira do Livro de Beja.