Com mais de 360 mil exemplares vendidos em todo o mundo, Verde Brilhante – Sensibilidade e inteligência no mundo vegetal, de Stefano Mancuso e Alessandra Viola, apresenta-se como um contributo decisivo para repensar o papel das plantas na vida do planeta e na sobrevivência da humanidade. A partir de questões fundamentais, como a capacidade comunicar inerente às plantas, os autores demonstram que estes organismos, frequentemente vistos como insensíveis e imóveis, possuem capacidades que se aproximam das dos animais.
Com exemplos científicos acessíveis e narrativas que aproximam o leitor de um universo invisível ao olhar comum, Verde Brilhante revela como as plantas exploram recursos energéticos, interagem com os animais, adotam estratégias de sobrevivência, possuem vida social e como são até capazes de escolher ou recordar. Deste modo, Mancuso revela que a inteligência, a memória e a comunicação não são características exclusivas do reino animal, mas sim atributos partilhados com o reino vegetal.
De carácter imprescindível para a vida humana e para a sustentabilidade do planeta, as plantas assumem, neste livro, um papel central. Tal não só permite uma compreensão aprofundada do presente, como também possibilita a importante projeção do futuro científico e tecnológico.
Sobre o Autor
Stefano Mancuso é uma das autoridades de maior renome em todo o mundo na área da Neurobiologia Vegetal. É professor associado na Universidade de Florença, dirige o Laboratório Internacional de Neurobiologia Vegetal e é membro fundador da International Society for Plant Signaling and Behavior. É autor de vários bestsellers internacionais de divulgação científica, bem como de centenas de artigos académicos. A revista The New Yorker considerou-o um dos «world changers» da década e o La Repubblica assinalou-o como um dos 20 italianos destinados a transformar as nossas vidas. Desenvolveu, através da sua start-up universitária, um módulo para cultivo de plantas e flores completamente autónomo em termos de recursos energéticos. É uma presença frequente nos media internacionais e as suas conferências públicas são muito solicitadas em todo o mundo.