quarta-feira, 1 de julho de 2015

Começa hoje, 1 de Julho, a 11ª edição do Jazz im Goethe-Garten


A 11ª edição do festival tem lugar de 1 a 16 de Julho no jardim do Goethe-Institut em Lisboa, um verdadeiro éden para passar os finais de tarde estivais com a melhor companhia de sempre: a música!

Este ano o Jazz in Goethe-Garten apresenta oito concertos de grupos provenientes de oito países europeus: Portugal, França, Áustria, Suíça, Espanha, Luxemburgo, Itália e Alemanha.  

O festival volta a ter um concerto de piano solo, desta vez com o consagrado músico espanhol, Agustí Fernández, que o semanário Village Voice de Nova Iorque descreve como “um dos exploradores mais importantes da música criativa de Espanha, combinando um estilo único e poderoso e um amplo conhecimento do piano clássico do século XX com a improvisação”. 

A electrónica, combinada com a expressão jazz & improvisação marca uma forte presença no Jazz im Goethe-Garten com três trios: Albatre, grupo português radicado em Roterdão, nos Países Baixos, que abre o JIGG 2015 numa intersecção provocadora de free jazz, rock e noise, a formação francesa Jean Louis, que traz uma nova aventura sónica e os italianos Twinscapes que evidenciam a multiplicidade do baixo eléctrico contemporâneo.

Outra característica desta 11ª edição do festival é a presença da voz no projecto Arcanum dos suiços Andreas Schaerer e Lucas Niggli e no Quarteto KUU da Alemanha, concerto de encerramento do festival que conta em palco com a cantora e actriz Jelena Kuljic.

Ainda com o objectivo de mostrar mais tendências desalinhadas do jazz mais tradicional, o JIGG traz ainda dois quartetos originais:  o post rock instrumental dos luxemburgueses No Metal In This Battle e o radio.string.quartet.vienna, quarteto de cordas austríaco de excepção com um repertório focado no legado de Joe Zawinul, co-fundador do Weather Report. 

O Jazz im Goethe-Garten conta com a direcção artística de Rui Neves e a organização do Goethe-Institut Portugal.