sexta-feira, 24 de julho de 2015

"COSTA" na Robert Morat Galerie em Berlim


Inaugura na sexta-feira, dia 31 de Julho, na Robert Morat Galerie, em Berlim, a exposição "COSTA" de José Pedro Cortes. Esta galeria mostra pela primeira vez o trabalho do artista português no momento em que inaugura também o seu novo espaço expositivo.

As imagens desta série foram todas feitas na Costa da Caparica. Segundo Sérgio Mah, que escreveu sobre este trabalho, "Costa é um subúrbio onde se localiza uma das zonas de praias mais frequentadas pela população desta área metropolitana. Uma zona com focos de precariedade social, urbanística, um lugar em que a economia do lazer e as políticas de requalificação urbana não têm sido suficientes para suprimir a vulnerabilidade social, arquitectónica e ambiental. Estas imagens sugerem um percurso físico (mas também mental e crítico) feito pelo fotógrafo por vários locais da Costa. Imagens com uma estranha luminosidade que atravessa estas imagens, uma luz excessiva e misteriosa que confere a estes espaços um ambiente desconcertante e irreal, como algo visto no decurso de um estado hipnagógico que incita o espectador a um jogo sugestivo e paradoxal entre a experiência individual e a consciência pública, entre a factografia e a imaginação."
Esta exposição está patente de 1 de Agosto a 26 de Setembro, na Robert Morat Galerie, em Berlim, Alemanha.

Sobre o Autor

José Pedro Cortes (Porto, 1976) frequentou o Ar.co e, em 2004 terminou o Master of Arts in Photography no Kent Institute of Art & Design (Reino Unido). Em 2006, após 3 anos a viver em Londres, regressou a Lisboa para fazer o Programa Gulbenkian de Criatividade e Criação Artística (Fotografia). Desde 2005 que expõe regularmente, sendo de destacar as exposições individuais no Museu da Imagem de Braga ("I will not reveal you", 2006), no Centro Português de Fotografia ("Silence", 2006), na White Space Gallery ("José Pedro Cortes:Photography+Video", 2006, Londres), Módulo – Centro Difusor de Arte ("Like an empty yard", 2008 e "Moi, un blanc", 2011) e as exposições colectivas no Deichtorhallen Hamburg e Centre Gulbekinan Paris (“European Photo Exhibition Award”, 2012) ou CGAC - Centro Gallego de Arte Contemporaneo ('Edit: Sequencia/Sentido').
Em 2011 participou no projecto European Photo Exhibition Award e em 2012 foi um dos dois fotógrafos europeus a participar no projecto European Eyes on Japan. 
Em 2014 foi um dos nomeados para o prémio BESPhoto.
Tem três livros publicados, “Silence”, "Things here and things still to come" e "Costa". É fundador e co-editor da Pierre von Kleist editions, tendo já editado 20 livros de fotografia.
Neste momento está a trabalhar na exposição 'One's Own Arena', a inaugurar na Fundação EDP no dia 16 de Outubro. Vive e trabalha em Lisboa.

www.josepedrocortes.com