quinta-feira, 16 de julho de 2015

Estreias de cinema de 16 de Julho de 2015

Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Danny Collins Nunca é Tarde

O auge da carreira musical de Danny Collins aconteceu durante a década de 1970. Apesar de ainda ter um exército de fãs atrás de si em cada concerto, a verdade é que nunca mais voltou a compor e se limita hoje a repetir o repertório de outros tempos. Eis que Frank Grubman, seu agente e amigo, descobre uma carta que John Lennon lhe tinha endereçado há 40 anos e que nunca lhe tinha chegado às mãos. Inspirado pelas palavras de Lennon, que lhe diz para se manter fiel a si próprio e seguir sempre o seu coração, Danny resolve interromper a carreira, cancelar a digressão que tinha agendada e iniciar uma nova etapa da sua vida. É com isto em mente que segue viagem até New Jersey, a cidade norte-americana onde hoje vive o seu único filho, decidido a reatar laços perdidos e, simultaneamente, redescobrir a inspiração. Para além de encontrar a pacificação de que necessitava, ele conhece Mary, uma mulher determinada que lhe vai ensinar o prazer das coisas simples e, ao mesmo tempo, demonstrar a grande máxima dos Beatles: "Só precisamos de amor".
Com realização e argumento de Dan Fogelman, uma comédia dramática sobre segundas oportunidades que se inspira na extraordinária história de Steve Tilston, cantor inglês de música folk. O elenco conta com a participação de Al Pacino, Annette Bening, Jennifer Garner, Bobby Cannavale e Christopher Plummer.



Morte Limpa

A viver em Las Vegas (EUA), Tommy Egan (Ethan Hawke) é um oficial da Força Aérea norte-americana que, após várias missões no terreno, se limita a orientar ataques com aviões não tripulados. Agora, passa metade do dia a lutar contra o terrorismo através de "drones" remotamente controlados e a outra metade em casa, numa vida aparentemente normal ao lado da mulher (January Jones) e dos filhos. Desmoralizado e cheio de dúvidas sobre as ordens que todos os dias recebe dos seus superiores e que é obrigado a cumprir, Egan começa a debater-se com um constante conflito moral. Dominado por uma raiva interior que tenta afogar em álcool, anseia por voltar a uma missão real onde se possa sentir um verdadeiro soldado. Ao mesmo tempo que se sente a perder o sentido de missão e da vida, a relação familiar começa a deteriorar-se…
Um filme sobre a guerra e os seus efeitos nos que com ela lidam, com realização e argumento de Andrew Niccol ("Gattaca", "O Senhor da Guerra", "Nómada").



Homem-Formiga

Depois de ser surpreendentemente libertado da prisão, onde cumpria pena por roubo, Scott Lang é desafiado pelo misterioso Dr. Hank Pym a associar-se a ele numa missão importantíssima. Ser-lhe-á fornecido um fato especial que lhe dará a incrível capacidade de diminuir em escala e, simultaneamente, aumentar em força. Com ele, Scott transformar-se-á no Homem-Formiga, um super-herói que, para além de ser capaz de adoptar o tamanho e força proporcional de um pequeno insecto, contará com uma aliança muito especial: as formigas. Contra obstáculos aparentemente intransponíveis, Scott e o Dr. Pym terão de unir esforços de modo a destruir o terrível Vespa. Com o fato que lhe dá poderes sobre-humanos, Scott tem de assumir a sua faceta de herói, redimir-se do seu passado criminoso e salvar o mundo tal como o conhecemos… 
Realizado por Peyton Reed, um filme que mistura acção, comédia e aventura e que adapta mais uma das personagens do universo Marvel. Nos principais papéis estão Paul Rudd, Michael Douglas, Michael Pena, Corey Stoll e Evangeline Lilly.