terça-feira, 28 de julho de 2015

Festival das Artes encerra com a Companhia de Dança Clara Andermatt e o Baile de Encerramento


O Festival das Artes, hoje, dia 28 de Julho, a sua 7ª edição, com o espectáculo da Companhia de Dança Clara Andermatt em parceria com a PédeXumbo, “Fica no Singelo”, uma co-produção da Culturgest, Teatro Nacional São João, Teatro Viriato e Centro Cultural Vila Flor e com o patrocínio da Idealtower. 

"Fica no Singelo" surgiu da vontade de trabalhar o universo da dança e da música tradicionais portuguesas e implicou, desde logo, um intenso trabalho de pesquisa sobre as técnicas, os materiais e as funções associadas aos bailes populares e ao folclore. Nessa tarefa, a Companhia Clara Andermatt contou com a colaboração da Associação PédeXumbo, uma estrutura classificada como Entidade de Utilidade Pública e que promove, desde 1998, a música e a dança de raiz tradicional por meio de projectos de investigação, registo, formação e criação artística. 

O objectivo perseguido não correspondia, no entanto, a qualquer espécie de "cristalização museológica" ou tentativa de revivalismo. Na origem de Fica no singelo estava, pelo contrário, o desejo de "trabalhar sobre esses conteúdos no âmbito da dança contemporânea, descontextualizando-os e revestindo-os de novas funções e expressões", bem como a necessidade de "encontrar os pontos de contacto e as distâncias, numa troca dinâmica entre o passado e o que 
está por vir". Importava, por um lado, pôr em contacto pólos opostos (tais como a cultura popular e a cultura erudita, o rural e o urbano, o tradicional e o contemporâneo) e, por outro, reflectir criticamente sobre as representações associadas a este universo e sobre como o modo como estas se repercutem na construção de uma identidade e de um imaginário colectivo. 

Clara Andermatt

Clara Andermatt (n. 1963) é considerada uma das pioneiras da Nova Dança Portuguesa - um movimento que, na segunda metade dos anos 80, assumiu uma linha estética de ruptura com as linguagens canónicas do passado. Iniciou a sua formação com a mãe, Luna Andermatt, recebendo, em 1980, uma bolsa de estudo do London Studio Centre. Permaneceu quatro anos na capital inglesa, onde obteve o diploma desta instituição e também o da Royal Academy of Dancing. Depois de ter realizado vários estágios em Inglaterra e nos EUA, foi convidada pelo Professor Mervin Nelson para um curso de teatro em Nova lorque. Foi bolseira do Jacob's Pillow (Massachussets, 1988), do American Dance Festival (Durham, 1994) e do Bates Dance Festival (Maine, 2002). Entre 1984 e 1988, sob a direcção de Rui Horta, foi bailarina da Companhia de Dança de Lisboa e, entre 1989 e 1991, da companhia catalã Metros, de Ramón Oller. Em 1991 Clara Andermatt cria a sua própria companhia, coreografando um vasto número de obras regularmente apresentadas em Portugal e no estrangeiro. Entre os vários prémios e distinções que recebeu, destaca-se o Prémio Almada, atríbuido em 1999 pelo Ministério da Cultura à obra Uma história de dúvida, também eleita Espectáculo de Honra do Festival de Almada. 

"Fica no Singelo" termina com um convite para todos se juntarem à grande festa final do Festival das Artes 2015: o Baile de Encerramento!