segunda-feira, 20 de julho de 2015

Adriana Queiroz lança álbum "Tempo"


Adriana Queiroz lança o seu segundo disco, "Tempo", em simultâneo com dois espectáculos homónimos no CCB, marcados para os dias 30 e 31 de Outubro. O álbum materializa o espectáculo "Tempo" criado por Adriana Queiroz que, desde 2012, foi já apresentado em diversos pontos do país.

"Tempo" reúne Adriana Queiroz e o consagrado pianista Filipe Raposo, que para além de acompanhar Adriana Queiroz ao piano, é ainda responsável pelos arranjos musicais. Contribuem também para o sucesso deste espectáculo os filmes de Tiago Guedes e Frederico Serra com a participação de Adriana Queiroz, Cláudia Jardim, Sandra Rosado, Félix Lozano, Ivo Canelas, Paulo Pinto e Romeu Runa.

O repertório de "Tempo" centra-se em alguns dos mais reconhecidos cantautores francófonos dando especial destaque a Jacques Brel e a Leo Ferré, viajando pelo mundo emocional de Barbara, o encantamento de Trenet, a loucura de Gainsbourg, o surrealismo de Boris Vian, a intemporalidade de Piaf,  (que não sendo cantautora é figura incontornável da música francesa do século passado).

Com um imaginário sensorial bastante vincado, "Tempo" é marcado pela simbiose entre música, poesia, dança e cinema.  Como nos é apresentado pela protagonista Adriana Queiroz: "O Tempo de um passo, O Tempo de um compasso, O Tempo de um poema, O Tempo de uma emoção, O Tempo de um tema, O Tempo destas gerações pós-guerra que ainda hoje parecem controlar o tempo de melodias para sempre enraizadas nas nossas memórias".

O espectáculo tem datas agendadas até ao final de 2015 e para 2016.

Sobre Adriana Queiroz

Adriana Queiroz  foi Bailarina clássica da Companhia Nacional de Bailado, bailarina contemporânea na Companhia Olga Roriz e Primeira Bailarina do Ballet Gulbenkian. Conta também com várias participações em cinema e em teatro tanto como intérprete como movimento cénico ou assistente de encenação. Como Cantora faz o seu primeiro espectáculo em 2009, NOW, em 2010 apresenta o AS VOLTAS, em 2011 cria o espectáculo TEMPO e em 2012 lança o primeiro CD “ ARIADNE” com direcção musical de Pedro Jóia. Em 2014 constrói o espectáculo KW - Kurt Weill e em Outubro de 2015 apresenta o CD do espectáculo.