terça-feira, 21 de julho de 2015

Gradiva publica «Janela do Futuro», de Paulo de Morais, candidato à Presidência da República


Acaba de ser publicado o livro de Paulo de Morais, Janela do Futuro - #Portugal2016, no qual o autor apresenta um retrato do Portugal de hoje com a enorme frontalidade e clareza o caracteriza. Os Portugueses andam a sobreviver na Barca do Inferno. De quem é a culpa?

Janela do Futuro - #Portugal2016 é um livro que traça um retrato de Portugal, abordando várias temáticas, desde o regular funcionamento das instituições, à Constituição, passando pela corrupção e pelas privatizações, sem esquecer a vida política. Mas o autor não se limita a traçar um diagnóstico do passado e do presente, apresenta soluções, apontando uma janela de futuro.

Paulo de Morais, actualmente candidato à Presidência da República, sublinha que Portugal é hoje a Barca do Inferno, sendo um país de oportunidades perdidas. Argumenta que, possuindo uma matéria-prima de excelência, os Portugueses poderiam viver no Paraíso. Contudo, não é isso que acontece. Atribui a culpa à falta de estratégia e ao modelo de gestão. «E o modelo de gestão de um país… chama-se política», acentua.

Um dos problemas que identifica é o sentimento de medo actualmente sentido na sociedade portuguesa. Mas não é o único. Paulo de Morais refere também que o sistema constitucional se encontra doente. E defende que apenas a intervenção da Presidência da República pode agora desencadear um processo de regeneração.

Na introdução, o autor escreve: «Este regime constitucional está agonizante: a Assembleia da República, sede da democracia, abastardou-se, os governantes mentem todos os dias, o povo tem sede de uma justiça que nunca chega.» E acrescenta: «O representante máximo do sistema, o Presidente da República, não tem cumprido as suas funções presidenciais nem exercido os poderes que a Constituição lhe confere. A principal marca deste regime é a promiscuidade, total e absoluta, entre negócios e política. Verdadeiramente, já nem se consegue distinguir entre política e negócios, pois todos os poderes – legislativo, executivo e judicial – estão reféns do poder económico.»

Janela do Futuro - #Portugal2016 está escrito num tom claro e frontal. Trata-se do segundo livro de Paulo de Morais editado pela Gradiva. Em 2013 publicara Da Corrupção à Crise - Que fazer?, uma obra que contraria duas mentiras colossais que contaminam a sociedade portuguesa: a de que os portugueses andaram a gastar acima das suas possibilidades e a de que não há alternativa à austeridade.

Sobre o Autor

Uma das vozes mais activas na luta anticorrupção em Portugal, Paulo de Morais nasceu em Viana do Castelo em 1963. É licenciado em Matemática, tem um MBA em Comércio Internacional e é doutorado em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade do Porto.

É professor na Universidade Portucalense e investigador no Inesc-Porto.

Foi vice-presidente da Câmara Municipal do Porto de 2002 a 2005. Integrou em 2010 o núcleo fundador da Associação Cívica Transparência e Integridade, capítulo nacional da organização não-governamental Transparency International, de que foi vice-presidente. É perito do Conselho da Europa em missões internacionais de consultoria sobre boa governação pública e luta anticorrupção.