quinta-feira, 16 de julho de 2015

Hélder Moutinho - Documentário, 25 de Julho na RTP2


Poeta e intérprete único Hélder Moutinho representa as raízes mais fortes do Fado Tradicional. De uma voz poderosa e rara profundidade emocional, Hélder Moutinho é a prova de que  ser Fadista é uma condição de vida.

A curta-metragem "Hélder Moutinho: Um Fado na Mouraria" retrata este ambiente único: a tradição das Casas de Fado; o respeito pelos anciãos; a condição de ser Fadista; o sentido de laços familiares que só o mais puro amor pela música ajuda a crescer.

No Verão de 2014, Hélder convidou alguns amigos muito especiais para uma tarde na "Maria da Mouraria"- a Casa de Fados que dirige actualmente- para uma reunião onde se conversou sobre o Fado e a Vida. "Hélder Moutinho, um Fado na Mouraria" é o retrato de como o Fado exulta a transformação de quem o ouve.

Convidados especiais: Bela, Celeste Rodrigues, Gaspar Varela e Silva (guitarra portuguesa), Judite Marceneiro, Tony Carolas e Rosinha de Braga.

Hélder Moutinho é um dos poucos artistas de Fado que ainda está ligado às suas raízes do Fado tradicional, onde tudo começou quando ele era apenas uma criança. Este sentido de respeito, protecção e evolução natural trouxe Moutinho à criação de algumas das mais emblemáticas Casas de Fado em Lisboa.

"Maria da Mouraria" a Casa de Fado hoje sob gestão de Hélder Moutinho, é na verdade o berço do Fado, a antiga Casa da Severa, a primeira grande estrela conhecida da História do Fado. Agora renascida como "Maria da Mouraria", está localizada no coração do bairro da Mouraria.